O Interact Club de Três Pontas vai distribuir apitos no Carnaval 2019, em prevenção ao assédio sexual. A distribuição dos sinalizadores para as mulheres visa estimular as vítimas a denunciarem os crimes que acontecem durante as festividades de carnaval, sendo um ato simbólico contra o silêncio. A distribuição será durante a concentração de Carnaval na Praça do Centenário. A Polícia Militar está ciente do projeto e vai ajudar ao ouvir o apito durante o patrulhamento na cidade.

A partir do sinal de socorro emitido pela mulher, os guardas da Polícia Militar vão poder ajudar a vítima a sair da situação desconfortável, sem que a mesma corra riscos. Essa ação objetiva criar um ambiente mais harmônico para que as mulheres possam curtir o carnaval em segurança. Vale ressaltar que o Carnaval de 2019 é o primeiro em que o assédio será tratado como crime.

A lei de setembro de 2018 define como crime de importunação sexual: “praticar ato libinoso contra alguém sem consentimento para satisfazer a própria lascívia ou a de terceiros. A punição prevista para quem não obedecer a legislação e ultrapassar a barreira do não é de 1 a 5 anos de prisão.

COMPARTILHAR