Fotos; Equipe Positiva

 

A força tarefa criada pela Prefeitura de Três Pontas para evitar o contágio do novo Coronavírus, ganhou nesta segunda-feira (13), o impulso de 100 desaglomeradores contratados para orientar os moradores e evitar aglomerações. Grande parte deles passou a parte da manhã no Centro da cidade, nas praças Tristão Nogueira e da Cônego Vitor, onde havia muita gente. No calçadão da Rua Dona Isabel haviam muitas pessoas, além dos dias normais, apesar de que o comércio não foi autorizado a funcionar e na cidade não há nenhum caso confirmado da Covid-19. A fila da Caixa Econômica Federal estava chegando na agência dos Correios. Muitos deles foram sacar o auxílio emergencial que está sendo pago pelo Governo Federal. O trânsito em frente as agências da Praça Cônego Victor e na Rua Américo Miari foi fechado para o trânsito de veículos.

Os agentes civis estavam nas filas dos bancos e casas lotéricas pedindo que fossem respeitada a distância mínima de 1,5 metro, oferecendo álcool em gel para higienizar as mãos e usando máscara para se protegerem e um megafone para alertar sobre os perigos de transmissão do vírus.

Toda a equipe que ganhou o apelido de “laranjinhas” passou por treinamento e trabalha em dois turnos, todos os dias da semana, em forma de escala, de 8:00 as 13:30 e de 13:00 as 18:30, seguindo o horário do comércio. Os agentes assinaram um contrato temporário de 30 dias, mas pode ser estendido se houver necessidade. Eles tem entre 18 e 40 anos, todos estavam desempregados e nenhum faz parte do grupo de risco.

De acordo com o coordenador da força tarefa Filipe Tosta, que é produtor de eventos, o trabalho está sendo bem aceito por serem pessoas comuns, diferente quando a abordagem é feita pela Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar, que também não tem efetivos suficientes para dar o aparato e estarem a todo momento nestes pontos.

Durante três dias a coordenação mapeou 13 locais de movimento e aglomerações, que oferecem mais risco de disseminação, inclusive nos bairros. Além deles, estão atuando nesta força tarefa, a Guarda Municipal e os agentes de endemias.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here