Em razão da pandemia do coronavírus, a Justiça Eleitoral fez recomendações inéditas para os eleitores na hora de ir às urnas neste domingo. Este ano é obrigatório que todos os eleitores usem máscara nos locais de votação. Quem não estiver de máscara pode ser impedido de votar.

Também para evitar contágio por coronavírus, a Justiça Eleitoral recomenda que cada um tenha sua própria caneta. Caso o eleitor não leve, haverá uma para uso coletivo, e os mesários serão orientados a higienizá-las com álcool 70% antes e depois do uso.

O eleitor deve levar também um documento oficial com foto (como carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação) e o título de eleitor ou o e-Título, aplicativo disponível para celulares e tablets com sistemas operacionais iOS ou Android. Também é possível confirmar no aplicativo o endereço do local de votação e informações sobre a situação eleitoral.

Proibidos

Segundo a legislação eleitoral, é proibido divulgar propaganda de partido político ou de candidatos no dia da votação e servidores da Justiça Eleitoral também não podem utilizar vestuário ou objeto com propaganda de partidos, coligação ou candidato.

Também são proibidos o uso de alto-falantes, comício, carreata e derrame de santinhos ou outro material impresso próximo aos locais de votação.

Já a manifestação individual com uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas pelos eleitores é permitida.

Passo a passo para votação (normas do TSE) 

1) Entre na seção eleitoral e fique na frente da mesa;
Mostre seu documento oficial com foto em direção ao mesário;

2) Após o mesário ler em voz alta o seu nome, confirme que é você;

3) Guarde o documento;

4) Limpe as mãos com álcool em gel;

5) Assine o caderno de votação (a recomendação é que use sua própria caneta);

6) Se precisar do comprovante de votação, solicite ao mesário;

7) Quando a urna for liberada, dirija-se à cabine de votação;

8) Digite os números dos candidatos;

9) Na saída, limpe as mãos com o álcool em gel novamente. (Fonte: O Tempo)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here