Fotos: Hécio Rafael

*Prefeito Marcelo Chaves, fala de desafio e responsabilidade na pandemia e exalta obras e parcerias

Reeleito para o mandato 2021/2024 com uma votação muito expressiva, o prefeito Marcelo Chaves Garcia (PSD) recebeu o Correio Trespontano para uma entrevista exclusiva na edição comemorativa dos 146 anos de Três Pontas.

Atento aos cuidados com a pandemia da Covid-19, ele acompanha a evolução de obras consideradas importantes para o município, como a Estrada do Foguetinho, o asfaltamento de trechos entre Três Pontas e Pontalete, o Mirante do Cruzeiro, a revitalização do Parque Municipal Vale do Sol, entre outras.

Também vive a expectativa do lançamento de uma licitação para a construção da terceira pista na MG-167, que liga Três Pontas a Varginha. “Esta obra é um sonho de mais de 50 anos dos trespontanos. Era uma prioridade em meu mandato e contei com apoio do Governador Romeu Zema, Deputado Federal Diego Andrade e Deputado Estadual Mário Henrique Caixa”, ressaltou.

Prefeito Marcelo, Três Pontas completa 164 anos neste sábado, 03 de julho. O que representa pra você estar à frente da administração municipal em mais um aniversário da cidade? Para mim representa uma grande responsabilidade, uma vez que é desafiador estar à frente do Município nos tempos de hoje. Porém é um desafio que me traz imenso prazer, pois me sinto privilegiado em gerir nossa cidade rumo ao progresso com a realização de obras, geração de empregos, cuidando e zelando da saúde da população neste momento tão difícil. Todavia tenho muito a agradecer aos nossos Deputados Diego Andrade e Mário Henrique Caixa pelo incansável empenho em prol de nossa cidade. Também ao apoio dos nobres vereadores e de cada servidor público municipal.

E sempre acontece uma programação no aniversário da cidade. Este ano, por conta da pandemia, haverá programação festiva com eventos, visitação ou inauguração de obras? Com a pandemia infelizmente nossos grandes eventos estão suspensos devido a limitação de pessoas e o seguimento das normas do Programa Minas Consciente. Todavia, não podemos parar de forma alguma. Haverá sim uma agenda bastante positiva na semana do aniversário da cidade, com a realização online do Festival Canto Aberto e com certeza estaremos visitando e inaugurando algumas obras importantíssimas para nossa população. Ressalto que todos os protocolos sanitários serão obedecidos, uma vez que estes eventos ocorrerão de forma virtual.

A pandemia da Covid-19 está tirando a vida de muitos trespontanos, 144 óbitos registrados no boletim de quarta-feira, 30. Qual seu sentimento como chefe do poder Executivo? A pandemia tem tirado a vida de milhões de pessoas no Mundo e Três Pontas tem combatido fortemente a disseminação do vírus, registrando poucos em comparação a outros municípios de todo o Brasil. Estou muito satisfeito com o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde que, com certeza, tem se desdobrado pela vida dos trespontanos.

Você acredita que todas as decisões tomadas pela Administração Municipal e pela equipe médica da Santa Casa com relação à pandemia foram acertadas? Estamos trabalhando com extremo equilíbrio em nossas decisões administrativas. Tenho muita confiança no trabalho realizado pelos profissionais da nossa Santa Casa, estes que estão dando a vida pela população no combate à Covid-19.

O que pode ser feito a partir de agora para evitarmos mais contágios e mais mortes pela Covid-19? Neste momento é preciso ter consciência, evitarmos ao máximo as aglomerações e respeitar todas as medidas sanitárias. Todavia, o passo mais importante é a vacinação. Três Pontas tem se destacado nacionalmente na agilidade de aplicação da vacina e, atualmente, estamos com praticamente 20 mil trespontanos vacinados.

E qual sua expectativa com relação à vacinação em nossa cidade. Vamos conseguir vacinar 75% da população até quando? É muito difícil este planejamento, uma vez que o Município apenas recebe as vacinas já delimitadas pelo Governo Federal. O que posso dizer aos trespontanos é que vamos aplicar com muita agilidade e observar todas as normas do Plano Nacional de Imunização.
Em meio aos cuidados com a pandemia, estamos vendo seu governo trabalhando. A obra do Foguetinho está em fase avançada. Fale um pouco sobre esta obra, que é considerada um marco da sua gestão… Esta obra representa nossa Administração, uma vez que com a sua finalização Três Pontas dará um imenso passo ao progresso. A obra está em fase final e será entregue em breve à população. A estrada era um sonho antigo do trespontano e irá permitir um maior acesso ao Distrito Industrial, diminuindo o fluxo de veículos pesados no centro da cidade. A obra também valorizou o setor industrial de nossa cidade, e a perspectiva de mais empregos, faturamento e investimento para o trespontano já é uma realidade, basta uma visita ao Distrito Industrial para verificar um crescimento fora da curva.

E por falar em obra do Foguetinho, como estão os contatos para a industrialização na Região dos Quatis? Temos o espaço da Biosep, que poderá ser disponibiizado, a Dellas Transporte finalizando um grande empreendimento, e o que mais de novidade naquela região? O espaço Quatis agora é um Distrito Industrial e está a todo vapor com obras de grandes empresas, gerando emprego a toda população. Certamente teremos mais áreas concedidas e alienadas pelo Município para que grandes empresas possam se instalar no local e utilizar a rica mão de obra do munícipe trespontano. E parece que o andamento do projeto de construção da terceira pista na MG 167, de Três Pontas a Varginha, está fluindo bem. Outra obra de grande relevância. A terceira faixa entre Três Pontas e Varginha é um sonho de, no mínimo, 50 anos. Sei o que cada trespontano passa na MG-167 e essa terceira faixa foi uma prioridade em meu mandato. Contei com apoio do Governador Romeu Zema, Deputado Federal Diego Andrade e Deputado Estadual Mario Henrique Caixa, que foram de extrema importância na concretização deste sonho. A obra está sendo licitada pelo Estado de Minas Gerais e, em breve, teremos mais acessibilidade na MG-167, que será de relevante interesse público.

Gostaria de citar outras obras que estão sendo realizadas em sua nova gestão? Com certeza, são muitas obras em andamento como, por exemplo, o Mirante do Cruzeiro, que está espetacular, uma praça e uma quadra no bairro Azarias Campos – que há muito tempo era solicitada pelos moradores daquele bairro, inúmeras obras de infraestrutura na prevenção de eventuais enchentes, a revitalização do Parque Vale do Sol – que ainda passará por muitas melhorias. Concluímos há pouco tempo grande parte do asfaltamento até o Distrito do Quilombo e já estamos licitando mais alguns quilômetros fundamentais. Enfim, temos inúmeras obras em andamento e engatilhadas para nosso mandato. Pretendemos entregar duas creches nos bairros Eldourado e no Complexo Randal Diniz, trazendo maior comodidade aos pais que tanto necessitam deste suporte.

É notável em nossa cidade o grande número de novos loteamentos. Existem critérios e estudos técnicos para a liberação destes espaços? Como funciona e considera positivo? O grande número de loteamento é sinal de progresso, o que com certeza está aliado à nossa gestão na Administração Pública Municipal. Todo loteamento passa por critérios e diretrizes, e estamos sempre almejando o melhor para a população, atendendo o interesse público.

Também chama a atenção em nossa cidade, nos últimos anos, a chegada de grandes redes de drogarias e supermercados, com investimentos milionários. Na sua opinião, o crescimento da cidade está atraindo a atenção destas redes? Sem dúvida alguma, isso é reflexo do progresso, de segurança, de infraestrutura e principalmente de diálogo. Grandes redes de farmácia e grandes supermercados não se instalam em uma cidade à toa. Todos estes empreendimentos fizeram levantamentos e constataram que Três Pontas cresce exponencialmente.

Naturalmente que a população vem passando por um período difícil com a Covid-19. Qual a mensagem que gostaria de passar aos trespontanos para este segundo semestre de 2021? A mensagem é de muita saúde e muita consciência ao povo trespontano. Estamos dando nosso melhor para que todo trespontano seja atendido no PAM, na Santa Casa e nas Unidades Básicas de Saúde. A vacinação está em fase acelerada e acredito muito que Deus irá nos abençoar neste segundo semestre.

Considerações finais. Quero somente agradecer ao povo trespontano pelo apoio, pelo carinho e pela confiança. Estou à disposição da população para, dentro da legalidade, atender o interesse público e fazer de Três Pontas uma cidade cada vez melhor para se viver. Por fim, quero parabenizar nossa cidade pelos 164 anos de emancipação e dizer que é uma grande honra estar à frente da Prefeitura Municipal de Três Pontas. (Fonte: jornal Correio Trespontano)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here