A notícia sobre o estado de saúde de padre Felipe Assis, trouxe tristeza aos seus conterrâneos e paroquianos da Paróquia São Francisco de Assis, em Tunas, no Paraná. Porém, na madrugada desta quinta-feira (29), o que se confirmou foi a morte do jovem sacerdote. O religioso começou a se sentir mal há cerca de 30 dias, com febre e transpirando muito. O quadro de saúde dele piorou a 15 dias. Ele passou pela Santa Casa de Misericórdia onde foi medicado e liberado. Depois foi para o Hospital da Unimed para tratar um abscesso perianal.

Ele já havia tomado duas doses da vacina Coronavac, contra a Covid-19 e realizou três testes para detectar a doença e os resultados foram negativos. Ele foi diagnosticado com histoplasmose pulmonar, que é uma micose causada por um fungo encontrado nas fezes de aves e morcegos. Esse fungo no organismo, é capaz de causar inflamações diversas que surgem em pontos como o pulmão e podem ir se espalhando por outros órgãos.

Na manhã desta quarta-feira (28), foi transferido do Hospital Unimed em Três Pontas em estado grave para a Santa Casa de Misericórdia de Itajubá. Ele foi entubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), seu estado de saúde já era delicado e inspirava muitos cuidados, porém, ele as 2:10 da madrugada ele sofreu uma parada cardiorrespiratória, não resistiu e morreu.

Nas redes sociais, uma grande corrente de oração foi formada, pedindo pelo restabelecimento de sua saúde. O jovem sacerdote tinha um enorme carisma, um sorriso marcante e um carinho especial às pessoas. Todos os sábados ele apresentava no facebook da Equipe Positiva o Programa Manhã de Bençãos, que desde março está rezando junto aos trespontanos, pedindo a intercessão de Padre Victor e Nossa Mãe pelos outros, está agora lutando pela vida. No último sábado (24), ele não apresentou o programa e como fazia quando tinha algum problema, com a conexão com a internet ou compromisso por exemplo, não nos informou porque não fez o programa, que tinha uma enorme participação de internautas de Três Pontas e do Paraná.

Pe. Felipe de Assis 

Padre Felipe Alves de Assis é trespontano, neto da Dona Lourdes, filho de Maria Sueli de Assis e tinha um irmão, Otávio. Sua primeira experiência na igreja, foi na Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, onde foi coroinha e acólito e foi enviado ao Seminário por padre Roberto Donizeti de Carvalho. Iniciou seu processo vocacional em 2006 na Ordem de Santo Agostinho. De 2007 a 2009 cursou filosofia no Instituto Santo Tomás de Aquino de Belo Horizonte, desenvolvendo os trabalhos pastorais na Paróquia Cristo Redentor.

Em 2010, fez o noviciado na ordem de Santo Agostinho em Bragança Paulista e os trabalhos pastorais, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de 2011 a 2013. Cursou teologia no Instituto Teológico de São Paulo e trabalhou na Paróquia São Pedro em Diadema (SP).

Em outubro de 2013, saiu da Ordem Agostiniana e retornou para Três Pontas onde lecionou nas escolas Tancredo Neves e Marieta Castro. Em agosto de 2014, a convite do já falecido bispo Dom João Alves dos Santos, voltou para o seminário e foi morar em Paranaguá (PR), trabalhando nesse período na Paróquia São Cristóvão.

Em 2015 concluiu a teologia no Estudium Theologicum Faculdade Claretiana de Teologia em Curitiba (PR). De janeiro a julho de 2016, fez estágio Pastoral na Paróquia São José em Pontal do Paraná (PR). Em julho foi para Tunas do Paraná, para a Paróquia São Francisco de Assis, lá fez o estágio pastoral como seminarista e permanece até hoje.

Felipe Assis foi ordenado diácono no dia 10 de agosto de 2018 e assumiu a administração da Paróquia São Francisco de Assis em Tunas no dia 09 de setembro de 2018. No dia 08 de dezembro, foi ordenado presbítero na Igreja Catedral de Paranaguá e permaneceu na Paróquia de Tunas, onde foi nomeado assessor diocesano da Juventude da Diocese de Paranaguá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here