Fotos: Arquivo EP

 

Quem diria em 2019, que neste dia 03 de julho de 2020, os trespontanos não poderiam reunir suas famílias na Praça Cônego Victor, para acompanhar as comemorações do aniversário de emancipação político administrativa de 163 anos de Três Pontas. Por causa de uma pandemia mundial que afetou o mundo, o Brasil, Minas Gerais e infelizmente chegou na Terra da Fé, Música e Café.

Em uma quarta-feira ano passado, a festa foi aberta com uma cerimônia cívica determina, com o hasteamento das bandeiras no pavilhão em frente a igreja Matriz de Nossa Senhora D’Ajuda. Pontualmente as 8:00 horas da manhã, Marcelo Chaves Garcia (na época do MDB hoje PSD), o presidente da Câmara Municipal vereador Maycon Douglas Vitor Machado (PDT) e o secretário municipal de Cultura, Lazer e Turismo Alex Tiso Chaves subiam no mastro as bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Três Pontas, respectivamente, enquanto a Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro executava o Hino Nacional Brasileiro.

Tudo bem que não havia tanta gente na praça. A maioria eram secretários municipais e assessores da Administração. Mas aos poucos, os trespontanos foram chegando, se acomodando da forma que desejavam. Diferente deste ano, em que se quer houve convite, para não haver aglomeração, medida que é determinação das autoridades de súde. Em 2019, como em muitos anos, aos poucos sas pessoas vão chegando em torno da rua da praça principal para ver, os filhos, netos, sobrinhos e professores e equipe da educação desfilarem. Eles mostram o resultado de meses de ensaios e muita dedicação para homenagear a Capital Mundial do Café.

Os estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino homenagearam ano passado a Cidade Sorriso, com um desfile que trouxe como tema: Três Pontas de várias facetas: Educação, Conscientização e Cidadania. Eles evidenciaram alguns trabalhos e projetos desenvolvidos pelas escolas trespontanas relacionados ao calendário comemorativo.

Em seu discurso naquela época, o prefeito Marcelo Chaves falou que o maior desafio de sua vida, era administrar a cidade, mesmo já ocupando os cargos de vereador, presidente da Câmara e secretário municipal. Destacava naquele momento, a crise no país e no Estado de Minas Gerais, praticamente quebrado, o que exigia motivação, inovação e parcerias.

Ao completarmos mais um ano deste ciclo, com Três Pontas comemorando nesta sexta-feira 163 anos, a Equipe Positiva, divulga fotos inéditas deste desfile de 2019, quando o Festival Canto Aberto integrou as comemorações festivas de aniversário.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here