Por Loui Jordan

Bem-vinda Premier League, considerada a liga mais popular e rica do mundo. O Campeonato Inglês da temporada 2018/2019 teve início nessa sexta-feira (10). A Premier League consta no calendário britânico desde 1992, o formato da liga tem agradado a muitos torcedores e amantes do futebol. De uns 10 anos para cá, o Campeonato Inglês é tido como o melhor do mundo devido seu grau de competitividade, qualidade dos times, estrutura dos eventos e filosofia de gestão.

A 1ª rodada foi aberta com a vitória do United por 2 a 1 sobre o Leicester em Manchester. Outros destaques foram: a vitória do Liverpool em casa diante do West Ham e o convincente futebol do City contra o Arsenal na capital. O Liverpool é o líder devido ao saldo de gols, ao lado do atual campeão City, ambos são favoritos a levantar a taça. A 2ª rodada da Premier League só volta no próximo sábado (18).

Por que a Premier League é a melhor liga?

Coletivismo e ideias, isso faz do campeonato o melhor e mais visto no mundo. Em termos de riqueza, enquanto organização, não se compara com outros centros. Tudo bem que os Campeonatos da Espanha e da Alemanha são bem observados e possuem um valor de mercado considerável, mas não se igualam ao da Premier League.

Os grandes jogadores e técnicos que atuam por lá também fazem diferença. Uma liga com Guardiola, Mourinho e Klopp como treinadores só poderia dar em grande qualidade. Outros como o Italiano Maurizio Sarri que treinou o Napoli e agora está na terra da rainha treinando o Chelsea, são escolas diferentes, propostas de jogo completamente distintas umas das outras. Quem ganha com isso não é só o campeonato, ganham os jogadores, os clubes e os próprios técnicos.

A média de público do campeonato anda na casa dos 35 a 40 mil torcedores, nas últimas temporadas a Premier League e a Bundesliga (Campeonato Alemão), traçam disputas acirradas em termos de números, afim de descobrir quem possui a melhor e maior média de público. Os grandes jogadores, a forma como é tratado cada jogo e principalmente a performance do jogo em si, dão dimensão do campeonato.

Quais são os favoritos ao título?

Assim como em vários lugares, a Inglaterra possui times tradicionais, times históricos e clubes nos quais se pode apostar. O contingente de estrangeiros é enorme, isso beneficia o produto chamado futebol. O problema é que às vezes atrapalha a Seleção Inglesa, embora na última Copa não ocasionou problema algum.

Os favoritos são os de sempre, na seguinte ordem: City, Liverpool, United, Chelsea, Tottenham e Arsenal. Claro, o Everton investiu bem e na temporada 2015/2016 e o Leicester foi o campeão para surpresa de muitos. A renda de cotas de Tvs, performance no campeonato e outros quesitos são melhor distribuídos, fazendo com que a “balança” seja mais justa para todos.  Isso ajuda muito na montagem de elencos e ambições para as temporadas.

As concepções fazem de City, Liverpool e Chelsea os favoritos. O United de Mourinho parece preso a uma única ideia de jogo, esse motivo atrapalha os diabos vermelhos e é obvio, a forma como Mourinho trabalha o vestiário e a cabeça de seus jogadores pode ter um poder tanto para o bem, quanto para o mal. Os azuis de Londres terão um “clima” menos tenso, pelo menos é isso que eles esperam. Sarri trouxe novas opções e novas peças, um estilo diferente e que deu certo na Itália. Bom lembrar que o Chelsea não disputará a Liga dos Campeões.

O Tottenham de Pochettino ao lado do Liverpool, possuem estilos parecidos, transição rápida, jogadores sempre dispostos a executarem o plano de jogo. A diferença está nas camisas. O Tottenham quer avançar as etapas que ainda não alcançou e o Liverpool quer voltar a trilhar o caminho das grandes conquistas. O time de Londres não contratou nem vendeu ninguém, por outro lado o clube da cidade dos Beatles comprou ótimas peças.

Por fim, o grande favorito City, o clube de Manchester fez uma campanha irretocável no título de 17/18. Guardiola e seus comandados terão a seguinte tarefa: repetir na liga dos campeões o que fizeram em solo doméstico. Isso é quase impossível, tirar o foco do Inglês é loucura, o City contratou pouco ou quase nada, manteve a base vencedora, Guardiola sabe que ideia envelhece e sempre é necessário provar que continua sendo bom o bastante para triunfar. O Arsenal é a velha história, nos últimos 5 anos não consegue sequer brigar pela taça, até mudou o técnico após 22 anos, o ex-treinador do PSG, Unai Emery assumiu os Gunners.

O City é o favorito. Mourinho pode aprontar com seu United, seria surpreendente se Sarri conquistasse o título na primeira temporada de Chelsea. Tudo isso só a melhor liga do mundo pode proporcionar. Olhos atentos no Liverpool e ao Tottenham que sempre chegam. As estrelas como Kane, Salah, Hazard, Pogba, De Bruyne e tantos outros irão brilhar mais uma vez, só um último detalhe, não é só o dinheiro que faz um campeonato ser gigante, as ideias e propostas para cada jogo e cada adversário é o recurso que torna a Premier League o melhor campeonato de futebol do mundo.

 

 

COMPARTILHAR