FOTO: Emilio Botta/Globoesporte.com

O principal campeonato estadual do país está prestes a retornar, sim, o Paulistão 2020 terá seu recomeço nesta quarta-feira (22). Após o aval do governo paulista, o torneio que desde março está paralisado, terá andamento. A retomada tem sido encarada com bons olhos pelos clubes, vale lembrar que os protocolos de saúde serão os pilares do retorno, assim como alterações de sedes e certas modificações em relação ao formato original da competição.

Quem são os prejudicados e beneficiados?

Não é uma tarefa simples pontuar quais serão os clubes prejudicados e beneficiados. O que se sabe é que será um torneio atípico, afinal de contas não só a questão econômica esteve e estará em jogo, mas a incógnita que cerca o recomeço de alguns clubes, torna a missão complicada.

Pelo menos, é possível afirmar que o São Paulo, time que estava jogando um bom e vistoso futebol, chega com menos desconfiança entre os chamados grandes do estado. Se o time vai manter a mesma performance, só o retorno dirá. Outros clubes como o Palmeiras, seguirão sendo cobrados por seus torcedores, afinal de contas, o time ainda não convenceu, embora seja de certo modo em alguns momentos, eficiente, entretanto, é pouco brilhante e perdeu seu principal jogador, Dudu.

Dos outros gigantes, o Santos ainda não apresentou o suficiente para se ter uma avaliação precisa, mas é um time com muita tradição. Já o Timão, terá que obter resultados imediatos, para aí depois quem sabe, sonhar com título, até mesmo porque o Corinthians está mais próximo do rebaixamento, do que do título.

Em relação aos outros clubes, o Santo André é o melhor time da competição em termos de campanha e desempenho. O interessante Bragantino e o conhecido Mirassol, também fazem campanhas boas, é claro, serão prejudicados pelo efeito econômico da pandemia, o Bragantino por ser caso à parte, sofrerá menos danos.

Por fim, fica claro que os prejudicados em linhas gerais, são todos os clubes. Já os beneficiados, ainda é cedo para dizer, mas por questão de riscos, o Corinthians talvez seja o grande beneficiado, pois conseguiu apaziguar a maré ruim de jogos sem grande entusiasmo.

O que esperar do retorno do Paulistão?

O Paulistão foi paralisado na 10ª rodada, portanto faltam seis jogos, sendo dois deles pela primeira fase. Sendo assim, óbvio que podem haver surpresas, o problema é que a possibilidade de os clubes voltarem no mesmo nível, dentro de suas devidas proporções, é grande, até porque o Paulistão não é o Campeonato Carioca, onde você tem um time muito acima dos demais.

Esperar uma primeira fase protocolar, excetuando o Corinthians que jogará com mais pressão, o mata-mata será o esperado. A tendência é ter uma final de fase de grupos sem grandes surpresas e um mata-mata prejudicado pela pandemia, porém, com ingredientes novos, como a possível baixa de intensidade, rotação e sem a magnética agradecida, mais conhecido como torcida.

Fiquem ligados

O grande jogo da rodada e consequentemente do retorno do Paulistão, será entre Corinthians e Palmeiras. O duelo será às 21h30 na Arena Corinthians, o confronto será quarta-feira (22), logo na reestreia, além da expectativa de um bom jogo, a partida é decisiva, principalmente para o mandante.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here