(FOTO: Reuters / GloboEsporte.com)

 

Por Loui Jordan

O Palmeiras foi derrotado na tarde deste domingo (07) pelo Tigres, do México, em Doha no Catar e deu adeus ao título do Mundial de clubes da FIFA 2020 logo na semifinal. Em partida disputada às 15 horas pelo horário de Brasília, o Campeão da América não conseguiu ser efetivo em momento ofensivo nenhum e amargou a eliminação do Mundial. O ótimo time do Tigres foi mais funcional e mereceu avançar para a decisão, ao Verdão resta a disputa pelo 3º lugar.

Primeiro tempo

Na primeira etapa o Palmeiras começou com uma marcação mais firme, no entanto, o Tigres chegou com muito perigo logo no início após bola cruzada na área alviverde. Aos poucos, o Verdão foi controlando às ações adversárias, em termos ofensivos o Palmeiras só chegou uma vez em chute de fora da área de Rony. Mesmo tendo o controle por uns 20 minutos, o Tigres começou a se movimentar mais e com velocidade, principalmente pelos lados, o que ocasionou alguns sustos para a equipe brasileira.

O atacante Gignac orquestrou o ataque mexicano, Rafael Carioca comandou o meio de campo, assim como Quiñónes. Já do lado brasileiro, Danilo foi bem no meio, Weverton mais uma vez muito seguro no gol e Rony sentiu falta de companhia na frente. Em suma, o Palmeiras não se encaixou ofensivamente e por 20 minutos teve um controle do jogo, mas não foi mais perigoso e protagonista no jogo.

Segundo tempo

Logo no início da segunda etapa o Palmeiras fez uma tímida marcação alta, que durou pouquíssimo tempo. O jogo retornou com o mesmo ritmo do primeiro tempo, com o Tigres tendo mais volume até encontrar o gol. Aos 6 minutos em boa trama do ataque mexicano, o zagueiro Luan fez pênalti no atacante González, o artilheiro Gignac cobrou e marcou no canto direito de Weverton, quando o marcador registrava 8 minutos.

Após o gol, o técnico Abel Ferreira promoveu mudanças para deixar o Alviverde mais agressivo, essas mudanças só tiveram efeito no final da partida, nos últimos 15 minutos. Até porque o Tigres passou a ser mais frio e encontrou mais espaços, já que o Verdão sentiu um pouco o gol que sofreu.

A grande chance do Palmeiras nos últimos 45 minutos foi protagonizada por Luiz Adriano, que mesmo tendo furado, quase que o Verdão anotou o gol contra, é verdade, mas seria valioso naquele momento. Nos últimos minutos o Palmeiras se mostrou nervoso e mais aberto no ataque, conseguindo “produzir” até a página 9, mas faltava o essencial, finalização de perigo.

Ademais, Matías Viña até teve uma chance no apagar das luzes, mas o Palmeiras pouco produziu e não foi taticamente magnífico como na final da Libertadores. O Tigres mereceu, teve mais futebol e personalidade, agora o clube paulista foca na disputa do 3° lugar e na final da Copa do Brasil.

Disputa do 3° lugar

A disputa pelo 3° lugar acontecerá na quinta-feira (11) às 12 horas pelo horário de Brasília. O Palmeiras vai enfrentar o perdedor do jogo entre Al Ahly (Egito) e Bayern München (Alemanha) que será nesta segunda-feira (08).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here