Neymar e Paredes comemorando a classificação do PSG para semifinal. (FOTO: GloboEsporte.com)

Por Loui Jordan

Os quatro times que restaram na maior competição de clubes do planeta e que brigarão pela “Orelhuda”, foram conhecidos. Na última terça (13) e quarta-feira (14), os clubes que avançaram para as semifinais da UEFA Champions League foram: PSG, Chelsea, Real Madrid e City, sem dúvida o destaque ficou para o time do brasileiro, Neymar, o Paris Saint-Germain eliminou ninguém mais, ninguém menos, que o atual campeão Bayern München da Alemanha.

PSG joga melhor em Paris e ganha favoritismo, City sofre mas avança!

Após eliminar o Barcelona nas oitavas, o PSG eliminou o atual campeão da Liga dos Campeões, o Bayern, pelas quartas de final da competição europeia. O time de Neymar e Mbappé venceu o jogo de ida em Munique por 3 a 2 e foi derrotado em Paris por 1 a 0, como o critério de desempate é o gol qualificado fora de casa, o time parisiense avançou com moral. Embora no jogo de ida, os alemães tenham sido melhores, bem melhores, na volta o PSG mostrou qualidade para assustar diversas vezes o gol defendido por Manuel Neuer.

Na somatória dos dois jogos, talvez o Bayern pelo volume do primeiro jogo, tenha sido um pouco superior, mas isso foi apagado no jogo na capital francesa. O PSG havia perdido a decisão da temporada passada exatamente para o Bayern e agora dá o troco, o time tem mostrado maturidade, frieza e protagonismo e Neymar foi bem nos dois jogos, especialmente no 1º tempo, embora defensivamente o PSG tenha muitos defeitos, a dupla ofensiva formada por Mbappé e Neymar está fazendo muita diferença, o Paris chega com crédito nas semifinais.

No outro duelo de quartas de final, o Manchester City eliminou o Borussia Dortmund. O time comandado por Guardiola venceu os dois jogos por 2 a 1, embora tenha avançado, sofreu na primeira etapa do segundo jogo em Dortmund, é a primeira vez que o City chega às semis comandado pelo técnico espanhol. Guardiola chegou ao time de Manchester na temporada 2016-207, até então, eram quatro eliminações, sendo um nas oitavas e três consecutivas nas quartas, com um adendo, todas para times de menor investimento, o único gigante foi o Liverpool, que na temporada 2017-2018 eliminou o City.

Vale lembrar que o Dortmund mostrou um futebol competitivo, tem bons jogadores e o ótimo Haaland, mas não foi o suficiente. O City é tido como um dos melhores times do mundo, assim como o PSG precisava mostrar força e maturidade, ambos avançam e só um deles estará na decisão.

Chelsea e Real Madrid evoluem, mas não empolgam…

Na chave menos empolgante, mas recheada de títulos, Chelsea e Madrid avançaram. O Chelsea passou pelo Porto, considerado uma grata surpresa nessa temporada, o clube de Londres venceu o jogo da ida por 2 a 0 e mesmo perdendo na volta, passou de fase, o Chelsea de fato é um time mais robusto nas mãos de Thomas Tuchel, além de ter um elenco jovem que dá resultado, tem sido competitivo, no entanto, não é empolgante e muito menos brilhante.

Do outro lado, o Madrid, maior campeão da Champions com 13 títulos, despachou o Liverpool, 3º maior campeão ao lado do Bayern, com 6 títulos. O confronto foi praticamente decidido na capital espanhola, o Madrid fez 3 a 1 no jogo de ida com ótima atuação de seu meio de campo e também do atacante brasileiro, Vinícius Júnior. Com a vantagem, o time copeiro comandado por Zidane segurou o ímpeto dos ingleses na cidade dos Beatles, o jogo na volta terminou sem gols. Sem nenhuma dúvida, Madrid e Chelsea mereceram avançar, foram eficazes e possuem muitas qualidades, mas não chamam a atenção como City e PSG.

Como ficaram as Semifinais?

Embora os horários não estejam definidos, confira as datas dos jogos de ida e volta:

Ida – 27/04

REAL MADRID X CHELSEA

PSG X CITY

Volta – 04/05

CITY X PSG

REAL MADRID X CHELSEA

O duelo entre PSG e City pode ser encarado como uma final antecipada, o City é muito mais coletivo, já o PSG tem um ataque endiabrado, se existir um favorito, o mérito deve ser dado ao PSG, não somente pelo aspecto do futebol dentro de campo, mas pelas barreiras quebradas ao longo da temporada. Já do outro lado, tanto Madrid, quanto Chelsea evoluíram na reta final, mas pela tradição e melhoria contínua, o Madrid é um pouco favorito. A final da Liga dos Campeões está programada para o dia 29 de maio em Istambul, Turquia, mesmo palco da decisão da temporada 2004-2005, até a final muita coisa pode e deve acontecer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here