(FOTO: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)

Por Loui Jordan

A rodada dos principais Campeonatos Estaduais do Brasil, foi mais uma vez bem disputada na maioria dos jogos. Os que mais se destacaram foram: Flamengo, São Paulo e Grêmio. Outros times como, Atlético Mineiro, Vasco e até mesmo o Internacional, não conseguiram vencer. Os estaduais são assim, muitas vezes não servem de base nas vitórias dos grandes contra os pequenos, e claro, muitas das vezes, servem de crítica quando o pequeno vence ou pelo menos oferece complicações para o grande.          

Campeonatos estaduais

Dentre os diversos jogos e campeonatos que frequentam o calendário brasileiro nesse momento, destacamos alguns importantes duelos deste final de semana.

O Campeonato Mineiro sem favorito tem o América na liderança

O América bateu um dos times “sensação” do torneio, a Tombense. O duelo foi na capital mineira, o time da casa fez jus ao fator casa e venceu por 2 a 1. Detalhe, o centroavante Rodolfo, marcou o gol da vitória. O jogo não foi fácil, mas o América do treinador Lisca, tem atuado bem de uns tempos para cá e com o triunfo pode curtir a liderança.

Além do duelo interessante em Poços de Caldas, com o empate em 2 a 2 entre Caldense e Patrocinense, Cruzeiro e Atlético querendo ou não foram destaques. O Cruzeiro sem jogar de forma tão vistosa e convincente, venceu o Uberlândia nesse domingo (01) no Mineirão, 2 a 1. Além da estreia de Marcelo Moreno, a Raposa contou com uma defesa de Fábio em um pênalti, o resultado é positivo, mas o futebol demonstra indícios que precisa sim de melhorias.

O outro gigante de Minas viajou até Varginha para visitar o Boa Esporte. O Galo, que anunciou a chegada de Jorge Sampaoli para o lugar de Rafael Dudamel, ficou no 1 a 1 com o time do sul de Minas. A título de informação, o gol do Atlético foi contra e o time do Boa Esporte que soube duelar contra o gigante da capital, gigante esse que está adormecido ou melhor, anestesiado.

São Paulo vai bem contra a Ponte Preta e clássico de sábado fica sem gols

Se o Mineiro teve o encerramento da 7ª rodada, o Paulista já se encontra na 8ª rodada, que será encerrada nesta segunda (02). Bom lembrar que o Corinthians já havia entrado em campo na quarta-feira (26) contra o time de melhor campanha do torneio, o Santo André.

Já nesse final de semana, três jogos merecem destaque. Na sexta-feira (28), o Red Bull Bragantino bateu o Ituano por 2 a 1, mais um jogo com final positivo para o ousado time de Bragança Paulista. O outro duelo, dessa vez de sábado, foi o empate sem gols no clássico entre Santos e Palmeiras. O jogo foi no Pacaembu e na primeira etapa, o Santos se mostrou mais ativo e arriscou mais vezes no ataque, porém, no segundo tempo o Palmeiras voltou mais atento e teve as melhores chances do duelo.

O duelo marcou mais um jogo onde o Santos não foi competitivo o suficiente e de um Palmeiras que não é brilhante, mas tem se mostrado interessante na sua estratégia e metodologia de jogo. Por fim, o jogo que empolgou foi o do Tricolor. O São Paulo recebeu a Ponte Preta, com gol de Pato e Reinaldo, o São Paulo somou três pontos com um 2 a 1 pra cima dos visitantes.

O time de Fernando Diniz para “variar” teve posse de bola alta, uma intensidade boa e o quase único defeito, foi um suposto relaxamento no segundo tempo. O time aos poucos tem sabido converter posse de bola em chances de gol. Com a derrota, a tradicional Ponte Preta encerrou a rodada com complicações na sua tabela de classificação, mas segue sendo um adversário forte.

Flamengo e Vasco são mais do mesmo e o Fluminense goleia

Na abertura da Taça Rio, o Flamengo mais uma vez dispensou comentários. O Rubro-Negro fez um sonoro 4 a 1 na Cabofriense. O time que não estava completo, contou com hat-trick de Gabigol, é isso mesmo, o artilheiro fez três gols e o seu time segue sem adversário a sua altura.

Excetuando mais uma bela atuação do Flamengo, quem jogou bem foi o Fluminense. Com boa atuação de Marcos Paulo, o Flu goleou por 5 a 1 o tradicional Madureira. Vale pontuar o seguinte, o Flu tem um ataque rápido e muito bom no que tange a esfera estadual, o time ainda precisa de reforços no meio-campo e sistema defensivo, principalmente visando o Campeonato Brasileiro.

Dos outros grandes cariocas, o Vasco empatou com o Resende em 1 a 1. Detalhe, mais um jogo com ressalvas para o lado Vascaíno, o time precisa melhorar o aspecto coletivo e produzir com qualidade suficiente para ocasionar oportunidades de gol clara e manifesta. Já o Botafogo que recebeu o bom time do Boa Vista, venceu por 2 a 1. O Botafogo tem mostrado um desempenho melhor em alguns jogos, ainda parece ser um time “sofrido” em determinadas situações e confrontos, porém tem sido mais competitivo e fisicamente melhor do que no final da temporada passada.

Grêmio vence e Inter empata com o Caxias

Os três favoritos ao título do Campeonato Gaúcho estiveram em campo nesse final de semana. No Sábado o Grêmio fez 3 a 0 no Juventude. Mais uma atuação participativa da mescla de juventude com experiência, Pepê e Diego Souza marcaram, além de Luciano. O Grêmio segue jogando bem, o único jogo onde não foi tão bem, foi na final do primeiro turno contra o Caxias.

Por falar no bom time do Caxias que é sim um dos favoritos ao título, a equipe da cidade de Caxias do Sul, recebeu o Internacional. A equipe de Educardo Coudet, abriu o marcador, mas de nada adiantou, pois no segundo tempo o Caxias empatou e o resultado foi 1 a 1, com um Inter um pouco diferente do seu perfil.

No Gaúcho, o Grêmio joga um futebol mais apreciável, o Inter é um time coletivo e que sabe usar a tática a seu favor e claro, tem o Caxias que deve ser respeitado. Dos quatro grandes estaduais, só no Rio de Janeiro existe um grande favorito, os outros seguem com tímidos candidatos e forças superiores que merecem o respeito, caso de Inter e Grêmio no Rio Grande do Sul.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here