(FOTO: Lucas Figueiredo / CBF / GloboEsporte.com)

As Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022 já começou. Nesta quinta-feira (08) seis seleções entraram em campo, já o Brasil estreia hoje, sexta-feira (09). A seleção Canarinho é uma das favoritas a liderar o torneio classificatório, porém, em meio ao término de mais uma rodada do Brasileirão e aos novos cenários impostos pela pandemia e pela situação blasé da seleção, a equipe liderada por Tite possui algumas missões ao longo das eliminatórias, uma delas é jogar um futebol mais brasileiro. Confira os resultados e jogos da rodada:

Jogos e resultados da 1ª rodada

Quinta-feira (08)

PARAGUAI 2 X 2 PERU

URUGUAI 2 X 1 CHILE

ARGENTINA 1 X 0 EQUADOR

Sexta-feira (09)

COLÔMBIA X VENEZUELA / 20h30

BRASIL X BOLÍVIA / 21h30

Os desafios do Brasil nas Eliminatórias

Os principais desafios do Brasil nas eliminatórias estão dentro de campo, principalmente no entendimento e na aplicação do jogo, aliado obviamente ao estilo e DNA. O time verde e amarelo muitas vezes se mostrou desequilibrado e com uma produção ofensiva pouco convincente nos amistosos antes e depois da Copa América de 2019, aliás, por mais que o Brasil tenha vencido a competição, jogou bem no máximo três jogos.

Um dos pilares do time é Neymar, o camisa 10 que atualmente ocupa outra função em seu clube, segue como o grande protagonista, o problema é quando ele “privatiza” o jogo. É claro, é comum um jogador desse nível centralizar as atenções, mas o funcionamento da equipe deve ser mais coletivo, o Brasil se mostrou competitivo sem ele na Copa América, mas Copa América não é Copa do Mundo.

Além da classificação com convencimento, um dos focos da seleção deve ser o investimento em uma nova safra de jogadores. A lateral-direita é a posição que está mais em falta na equipe, um detalhe, muitos jovens estão despontando em outras posições, tanto aqui no Brasil, como no exterior e saber mesclar e arquitetar um time equilibrado, mas que não seja “engessado”, é o ideal para ser mais sólido e letal na próxima Copa do Mundo.

De olho na Bolívia

A “Era Tite” vive altos e baixos e como na vida, no futebol também é assim. O técnico Tite vai começar a moldar um novo time ou pelo menos uma opção boa para o futuro. Sem a presença de Neymar nos treinos devido a dores na região lombar, o time titular que treinou foi o seguinte: Weverton, Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi; Casemiro, Douglas Luiz e Philippe Coutinho; Everton, Roberto Firmino e Everton Ribeiro.

O Brasil é bem favorito, não só por jogar em casa esse duelo, mas por vencer em todos os quesitos. Mostrar um bom futebol, com repertório e propriedade dentro da partida, poderão ser os primeiros indícios de uma equipe mais madura em termos de ideia de jogo, existirão alguns jogos que serão testes para a Seleção, outros servirão para rodar a equipe, dificilmente o Brasil ficará fora do mundial do Catar.

O duelo entre Brasil e Bolívia válido pela 1ª rodada das Eliminatórias Sul-Americana será em São Paulo, às 21h30 dessa sexta-feira, na Neo Química Arena. Na terça-feira (13), o Brasil volta a campo, dessa vez diante da Seleção Peruana.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here