O Observatório Social Brasil de Três Pontas recebeu o selo de 100% eficiente, ficando em 6º entre as 150 unidades existentes no Brasil. O reconhecimento é comemorado por todos os envolvidos e motivo de orgulho da cidade.03

O sistema reconheceu 23 Observatórios Sociais em todo o país, por meio do Programa OSB 100% Eficiente. O certificado, mais do que o reconhecimento, demonstra que as equipes técnicas e os voluntários têm à disposição os instrumentais para conquistar os melhores resultados no controle social nas cidades. A certificação é assinada pelo presidente do Sistema OSB, Raul Groppo, e tem validade por um ano.

A unidade de Três Pontas que funciona junto a sede da Associação Comercial e Agroindustrial é uma das mais jovens do país e ao comemorar o expressivo resultado, a presidente Camila Oliveira Reis Araújo, dividiu o mérito entre os diretores, voluntários e os profissionais que se dedicam ao Observatório, assim como às empresas mantenedoras e entidades apoiadoras.

Na opinião da Coordenadora Executiva Taís Marcela Bonde, este é o resultado do trabalho de toda equipe de diretores, voluntários, mantenedores e colaboradores. Ela agradece a  Associação Comercial de Três Pontas que sempre apoia.

A conscientização e o inconformismo da população pelo mal uso de recursos públicos tem que ser melhor redirecionados, o OBS Três Pontas é o elo que faltava para acompanhar resultados, acrescentou o vice-Presidente de Comunicação e Indicadores, Marcelo Pereira, vice-Presidente de Comunicação e indicadores.

Para o vice presidente Institucional e Alianças do Observatório Social de Três Pontas Marcelo de Brito Dias, isto prova que o trabalho está sendo feito dentro daquilo que o OBS determina. É muito gratificante fazer parte de uma instituição como o Observatório de Três Pontas e ser reconhecido como 100% eficiente. Isto demonstra que estamos no caminho certo, seguindo todos os normativos para executar um trabalho de excelência, buscando uma cidade melhor para todos”, disse ele.

Segundo o vice-presidente de Controle Social e Metodologia, Neander Oliveira, o resultado obtido pelo OSB-TP mostra compromisso e seriedade das pessoas que fazem parte deste trabalho. O advogado ressalta que a pandemia da Covid-19 ainda prejudicou as ações e adiantou que para este ano de 2022 a meta é ousada. O Plano de Ação é observar outros setores do poder público, como o gasto com pessoal, os cargos comissionados, quem são e quais as atividades desenvolvidas por eles. Além disso, uma meta é acompanhar as transferências voluntárias realizadas para entidades e ONG’s sem fins lucrativos e fazem um trabalho social, verificando o plano de trabalho delas se está sendo cumprido como foi planejado. A forma como se dá o acompanhamento dos poderes Executivo e Legislativo e o OSB atua, é uma metodologia que vem da sua sede nacional que fica em Curitiba (PR), discutida e votada em assembleia.

De uma maneira geral, Dr. Neander explica que entre as ações está acompanhar os gastos públicos, através das licitações para a compra de produtos e materiais que são utilizados para a prestação dos serviços públicos e também é feita uma análise das ações legislativas dos vereadores. Dentre as atividades típicas do Legislativo, é verificado a produção e a fiscalização de cada um dos membros da Câmara Municipal. O Observatório solicitou estas informações ao Legislativo – perguntando quais as atividades foram realizadas durante o exercício de 2021. O OSB desenvolve um ranking qualitativo e quantitativo das atividades desses vereadores. Assim, é possível saber quanto cada um gastou com diárias, quantos projetos foram produzidos por eles e quantas pessoas em média foram beneficiadas com determinado projeto de lei que aquele vereador criou. Sem falar da quantidade e qualidade das leis que foram criadas. Isto estará em um ranking, que será divulgado em breve.

Dr. Neander Oliveira e Marcelo de Brito fazem dois pedidos: por novos voluntários, dispostos a trabalhar. Ninguém da diretoria ou qualquer outro membro recebe salário e a única objeção por ser um voluntário é não ser filiado a nenhum partido político.

O outro é por mantenedores, sejam pessoas físicas ou empresas que queiram colaborar financeiramente. Existem alguns que já contribuem e são responsáveis por manter as despesas básicas de praxe. Periodicamente é feito a prestação de contas de tudo que aporta no Observatório e o resultado do trabalho pode ser pesquisado pessoalmente, na sala do OSB na Acai-TP, pela internet, com seus diretores ou pela imprensa.

Veja quem são as empresas mantenedoras do Observatório Social de Três Pontas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here