O Observatório Social do Brasil de Três Pontas, apresenta um relatório quadrimestral com a prestação de contas de suas atividades. O objetivo é mostrar à sociedade, mantenedores, parceiros institucionais, imprensa e órgãos públicos quais ações estão sendo realizadas, desenvolvidas e idealizadas no âmbito municipal por parte do Sistema OSB em Três Pontas. O relatório busca garantir acesso a dados, índices, estudos sobre monitoramento e conhecer um pouco mais sobre os trabalhos do Sistema Observatório Social do Brasil no município.

De acordo com a coordenadora executiva Taís Bonde, isto faz com que o OSB seja conhecido e reconhecido pelo importante trabalho que presta à sociedade, ações de cidadania, de controle social, de estímulo à integridade e prevenção à corrupção, ações necessárias e importantes. Já a transparência, importante pilar da governança corporativa, traz credibilidade e reforça o compromisso do OSB com a eficiência e com a ética em sua gestão.

O Observatório Social em Três Pontas foi fundado em setembro de 2019, é filiado ao Sistema OSB desde outubro do ano passado e iniciou as atividades em novembro do mesmo ano. O  credenciamento se deu com a palestra de sensibilização, ministrada por Paulo Henrique Rocha Leão, diretor executivo do Observatório de Sete Lagoas (MG), realizada no Auditório Moacyr Pieve Miranda, da Associação Comercial e Agroindustrial (Acai-TP). Na época, ele explicou que o OSB, acompanha de perto as compras feitas pela Prefeitura e a Câmara Municipal de Vereadores e, com isto, contribui para uma atuação mais eficiente dos gestores públicos. Na palestra, Paulo Henrique informou que as pessoas saem do status de inconformismo e partem para iniciativa.

Trabalho in loco

Oficialmente constituído o Observatório realizou em outubro de 2019, Assembleia onde foi feita a leitura dos objetivos traçados e da carta de identidade, em que constam os dez princípios da associação. A presidente do Conselho de Administração, Camila Oliveira Reis Araújo, destacou a implantação do Observatório como um fato histórico para Três Pontas. O OSB participou em Machado, do evento de filiação a rede de observatórios do Brasil. Por lá, a atuação é desde janeiro de 2018.

Membros do Observatório visitaram a Prefeitura, o Rotary Club e a Câmara Municipal de Vereadores. No gabinete do prefeito Marcelo Chaves, com sua equipe, ele foi seguro em dizer que em uma administração de qualidade deve-se ter comprometimento e atenção, e mostrar para a população o trabalho da maneira mais transparente. O Rotary parabenizou os voluntários pela iniciativa, formada por voluntários engajados na causa da justiça social, que contribui para a melhoria da gestão pública. No Poder Legislativo, eles foram recebidos pelo presidente Maycon Douglas Vitor Machado e assessores legislativos, quando foi informado à Casa de Leis, que o OSB faz um trabalho preventivo e é uma entidade apartidária, que monitora obras da cidade e o trabalho dos vereadores.

As visitas continuaram. Os membros foram a Machado discutir assuntos institucionais e conhecer melhor o trabalho realizado naquela cidade. Depois, o encontro foi com membros do escritório Tiso, Oliveira & Costa Advogados Associados, que se disponibilizaram em fazer parte como voluntários do OSB de Três Pontas.

Em março deste ano, uma solenidade do Observatório Social do Brasil no Auditório da ACAI-TP, foi feita além da apresentação, abordado a trajetória percorrida pelo Observatório Social do Brasil de Machado além dos objetivos da instituição. O evento deixou o local lotado com a presença de muitas autoridades, associados mantenedores, voluntários, empresários, estudantes, aposentados, representantes de clubes de serviço, Lojas Maçônicas, Policia Militar, Polícia Civil, Câmara Municipal e veículos de comunicação.

Observatório Social acompanhou processo licitatório na Prefeitura. Foto: Arquivo divulgação

Em junho, os membros do Observatório colocaram a mão na massa. Acompanharam a licitação para a compra de material esportivo, para a manutenção dos programas e projetos atendidos pela Secretaria Municipal de Esportes. A licitação está sendo analisada e acompanhada.

O OSB de Três Pontas formalizou no mês de julho, a adesão ao projeto “Força Tarefa Cidadã”, que está sendo promovido pelo sistema de Observatórios Sociais do Brasil. O objetivo dessa grande aliança do controle social com o controle oficial da gestão pública é um só: garantir que todos os recursos destinados para enfrentamento à pandemia do Covid-19 sejam corretamente aplicados, sem desvios ou desperdícios, e a população brasileira receba o melhor e mais rápido atendimento, garantindo que vidas sejam salvas. A Força Tarefa Cidadã, será a prova de que a união entre a sociedade civil e os órgãos oficiais pode fazer toda diferença neste momento de calamidade e pode inaugurar uma nova página na história do Brasil, como área livre de corrupção.

Em agosto, o Observatório Social realizou uma inspeção na obra da Praça Vale do Sol.  No dia 24 de agosto de 2020 fomos recebidos pela diretoria da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Três Pontas. O encontro foi para fazer um planejamento, reunindo o maior número de entidades representativas da sociedade civil atuando a favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos, por meio de monitoramento das licitações municipais e de ações de educação fiscal.

Em meados de agosto houve a reunião mensal dos Conselhos de Administração e Fiscal do onde vários assuntos foram colocados em pauta, como a ampliação do o número de voluntários e associados, a busca pelo Título de Utilidade Pública Municipal, a avaliação dos Portais da Transparência da Prefeitura e da Câmara Municipal, as capacitações de conselheiros e voluntários, as licitações que estão sob monitoramento e a busca por novas parcerias e novas ações.

Representantes do Observatório Social visitaram a Associação dos Moradores dos bairros Santa Edwirges e Santa Margarida (AMSESAM), onde foram apresentados os objetivos e os quatro eixos de atuação.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here