CLIQUE E OUÇA A RÁDIO EQUIPE POSITIVA

Esta quarta-feira, 17, é uma data especial para o calendário católico: a conhecida Quarta-feira de Cinzas antecede a Quaresma e traz o início de um período de resguardo após a folia carnavalesca – mesmo sob um ano de pandemia, em que as tradicionais festas não aconteceram por causa da Covid-19.

Os trespontanos sairam cedo para participar das celebrações realizadas nas paróquias da cidade. Na Paróquia Nossa Senhora das Graças, as 6 da manhã, a Matriz estava com todos os lugares disponíveis, obedecendo o distanciamento, ocupados.

O pároco padre José Rodrigo Pereira, pregou na homilia que a celebração marca o início da quaresma, um novo tempo, que exige uma série de reflexão. Não é momento e clima apenas de tristeza e sim de manter a cabeça erguida e ter consciência sobre a vida e qual sentido cada um está vivendo.

Ele disse também que as pessoas devem converter e mudar, escolhendo o caminho certo e observando as placas que mostram como chegar ao céu. No caminho da vida redirecioná-la. “É muito simples e humilde reconhecermos que estamos no caminho errado”, disse padre José Rodrigo, que completou que depende de cada um que pode fazer a melhor quaresma de suas vidas.

A celebração também marca o lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CF). Em 2021, o tema é “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”e o lema será “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef 2,14).

O objetivo geral da CF é convidar as comunidades de fé e pessoas de boa vontade a pensarem, avaliarem e identificarem caminhos para superar as polarizações e violências através do diálogo amoroso, testemunhando a unidade na diversidade”.

Em seguida a homilia, as pessoas na missa receberam as cinzas. Por causa da pandemia, o sacerdote abençoou as cinzas e as impos na frente de cada fiel, traçando o Sinal da Cruz. Os fiéis não fizeram filas, permaneceram em seus lugares, aguardando a ida do sacerdote e dos ministros, assim como tem sido feito na hora da comunhão.

Ao fim da celebração, padre José Rodrigo orientou a todos que fazem jejum, que sejam cauteloso e não realizem o sacríficio além do que podem. Abster de fazer uma das refeições é sempre indicado, mas principalmente deixar de comer carne vermelha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here