O Parlamento Jovem (PJ) de Três Pontas encerrou oficialmente na noite desta quarta-feira (09), suas atividades de 2022, com a cerimônia de entrega de certificados, no Plenário Presidente Tancredo Neves, em Três Pontas. Os jovens estudantes do ensino médio, das escolas no município se reuniram para receber seus diplomas e se despedirem, em um momento de confraternização entre os jovens, os pais, parceiros e colaboradores da Câmara que atuam na Escola do Legislativo “Professora Maria Rogéria de Mesquita”.

Os discursos demonstraram a satisfação de cada um, o diferencial que o Parlamento Jovem fez na vida pessoal e profissional de cada um, formando acima de tudo cidadãos comprometidos com a família e politizados quanto as responsabilidades que cada um tem para o desenvolvimento de onde eles vivem. Ao usarem a Tribuna, jovens demonstraram não apenas conhecimento, mas que até o dom da oratória foi conquistado, onde eles pensaram talvez lá no início que aquilo seria apenas falar de política. Foram seis meses de estudos, pesquisas, palestras e oficinas focadas no tema deste ano que foi a saúde mental dos jovens. Assim como de todos aqueles que acabaram de enfrentar uma pandemia severa, que deixou marcas severas, os jovens entenderam que o equilíbrio emocional é fundamental para seguir a vida em frente.

Maycon falou do trabalho desenvolvido pelo servidor Carlos Castro, da confiança que tem nele que tem sido seu suporte no Parlamento Jovem
O prefeito Marcelo Chaves foi elogiado pela recepção que deu aos jovens e sua participação sempre ativa em acolher as propostas do Parlamento

Aplaudidos demais pelos jovens, o presidente da Escola do Legislativo de Três Pontas Maycon Douglas Machado e o coordenador Carlos Castro, sentiram o carinho dos estudantes, em retribuição a tudo que eles fizeram neste período por cada um deles – desde a recepção aos ensinamentos que ficaram. É preciso acrescentar a este reconhecimento, o nome do prefeito Marcelo Chaves Garcia, que marcou presença nesta última cerimônia do ano e demonstrou mais uma vez seu carisma com o perfil de líder que ele é. Mais do que isto, recebeu bem demais estes estudantes, conversou, explicou como funciona o Poder Legislativo e os deixaram a vontade. Tanto é que muitos querem voltar e segundo o próprio prefeito, as portas de seu gabinete estão abertas e todos podem retornar quando quiserem. O gestor recebeu as propostas que foram aprovadas nas Plenárias e aquelas que eles desejam que sejam implantadas no Município no que se trata do tema saúde mental.

Maycon Machado disse do apoio que recebe dos colegas para seguir com o PJ, principalmente do amigo Luan Donizeti Elias, que marcou presença, da presteza dos colaboradores que sempre se dispõe a estar juntos e principalmente do coordenador Carlos Castro, a quem ele confia plenamente. Se ele consegue exercer a função de presidente da Câmara e da Escola do Legislativo é porque tem a confiança no “Carlinho da Câmara”. Ele assumiu a missão deixada pela “mãe do PJ”, a ex vereadora Valéria Evangelista, há 6 anos e pretende seguir até quando estiver no Poder Legislativo. Ele promete cobrar do próximo presidente, já que no fim do ano tem Eleição para a Mesa Diretora e ele deixa o comando da Casa Legislativa, que mantenha o Parlamento Jovem.

Desde 2015, os temas debatidos foram: mobilidade urbana, educação política nas escolas, violência contra a mulher, discriminação étnico-racial e em 2020 e 2021, foi meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

As oficinas do Parlamento Jovem-Minas de Três Pontas, começaram em maio, quando os jovens tiveram palestras sobre cidadania, formação dos três poderes e formação política e posteriormente às estas oficinas, eles tiveram outras já ligadas ao tema de 2022. As oficinas foram realizadas pelo coordenador Carlos Castro e por parceiros. E foram 38 encontros. Dentro das oficinas, os jovens estudantes pesquisaram, entrevistaram, participaram de palestras, assistiram vídeos, discutiram, debateram e por fim propuseram as propostas. Estas propostas passaram pelo primeiro filtro quando dos estudos nos grupos de trabalho municipal e na Plenária Municipal, a qual chamamos de etapa municipal, esta que foi realizada em julho. Já em agosto, todas as propostas das 10 cidades do polo, passaram pelo segundo filtro nos estudos do grupos de trabalho na Unifal-Campos Varginha e na Plenária Regional realizada na Unifal-Campos Alfenas, encerrando a etapa regional.

Após a fase regional, os jovens de todos os cantos de Minas se encontram na etapa estadual, trabalhando nos grupos de trabalho nas dependências da Escola do Legislativo da Asssembleia em Belo Horizonte, que foi nos dias 21 e 22 de setembro e trabalhando na Plenária Estadual, que foi realizada no dia 23. Nela foram escolhidas as principais propostas pelos estudantes. Elas fizeram parte do documento final que foi entregue à Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa, para possível alteração de atuais leis ou gerar novas leis sobre a saúde mental.

Os jovens de Três Pontas mais uma vez se destacaram nas Plenárias regionais e estadual. Talvez tenha sido, segundo Maycon o ano mais produtivo com os estudantes engajados demais na discussão e decisão de questões revelantes à comunidade. Ter no currículo a Parlamento Jovem faz a diferença. Muitos que passaram pelo projeto estão em posições de destaque sem imaginar quando chegaram seu próprio potencial.

Para alcançar seus objetivos foram muitos os parceiros, desde a Secretaria Municipal de Saúde com seus equipamentos de assistência à população, até as secretarias de Cultura, Lazer e Turismo e Meio Ambiente. Tanto é que nesta despedida, os secretários Alex Tiso e Marcelo Figueiredo foram na Câmara. O prefeito levou um certificado a toas as secretarias que apoiaram o PJ.

Junto a apoiadoras das escolas estaduais Deputado Teodósio Bandeira e Jacy Junqueira Gazola, Maria Heloisa Diniz Pires e Ângela Maria da Silva e Silva, as profissionais demonstraram a satisfação de participar deste projeto e ver o diferencial que o Parlamento Jovem fez na vida de cada um deles.

O secretário Alex Tiso diz ter imensa gratidão por ter participação desta formação. Citou outras fontes de conhecimento e desenvolvimento aos jovens como Interacty, Rotaracty, Demolay, que formam pessoas de caráter com um pensamento evoluído e o entendimento de que por mais que se fale, tudo na vida gira em torno da política. “Vocês estando no Parlamento Jovem, estão galgando qualidade de vida”. Por isso, Alex colocou a Casa da Cultura a disposição pois lá não é uma casa que só organiza eventos, mas trabalha a cultura como um todo.

Já o secretário Marcelo Figueiredo, estes jovens tem a certeza de um futuro promissor e enfatizou que falta nas pessoas ganhar o conhecimento destes jovens, para se tornarem líderes nas suas comunidades. O município enfrenta dificuldades em encontrar lideranças quando precisa agir em uma determinada localidade, porque a sociedade ainda é muito pouco participativa, um dos exemplos, é no próprio Poder Legislativo.

Com uma excelente oratória, Késia Pereira falou da transformação que o Parlamento Jovem provocou na sua vida, observada por Carlos, Stephanny e Sara

Três jovens fizeram questão de falar. Elas usaram a Tribuna e expressaram o sentimento que fica ao final deste ciclo na vida de cada uma delas. Késia da Silva Pereira, Stephanny Oliveira e Sara Mansur Scalioni. Késia diz que definir o Parlamento Jovem, é uma pergunta que sempre nos fizemos e que nunca conseguiram responder com exatidão. Porque na verdade, o Parlamento Jovem, não é só sobre criar propostas de lei que poderão resultar em providências para o povo, é sobre uma segunda família que ela ganhou e que se sente privilegiada em participar e deixou uma mensagem a estes membros desta enorme família. “Queria dizer a todos os parlamentares jovens que vocês são incríveis, que não tenho certeza se estarei com vocês aqui ano que vem e que com toda certeza sentirei falta de cada aula, abraço, debate e das peculiaridades de cada um, que na verdade é que faz cada um de nós único. O PJ me mostrou que o jovem pode sim ter voz, me mostrou que somos sim capazes e podemos sim alcançar nossos objetivos, mesmo com incertezas e obstáculos em nosso caminho”, relatou a estudante. A jovem ainda acrescentou que o Parlamento foi capaz de mudar visões de mundo, de fazê-la amadurecer e de deixar bem alterados às vezes, mas quis que todos saibam que sem cada um daqueles que participaram do projeto, a sua história não seria a mesma, portanto ser uma representante hoje a faz uma pessoa lisonjeada por ter tido a oportunidade de conviver com pessoas que ela considera ser incríveis.

Mercado de trabalho

Jovem e mercado de trabalho. Esse é o tema que será debatido no Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) de 2023. A escolha foi realizada, em setembro na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), durante a etapa estadual do PJ Minas deste ano. O tema saiu saiu inicialmente das priorizações de uma das cidades do polo da qual Três Pontas integra, o Sul III, que é composto por 10 cidades, Aguanil, Alfenas, Coqueiral, Guapé, Nepomuceno, Paraguaçu, Três Corações, Santana da Vargem, Varginha e Três Pontas.

O tema, eleito por 190 votos de jovens do ensino médio do Estado, concorreu com outros dois: Jovem e educação financeira e Jovem e acesso à cultura. Este ano, 121 municípios de Minas Gerais participaram e estão integrados em 18 polos regionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here