As paróquias de Três Pontas estão liberadas para presidir missas presenciais, mas é necessário que todas as medidas sanitárias sejam adotadas, respeitando o espaçamento de três metros por pessoa, bem como o uso de álcool gel e máscara, durante todo o tempo das celebrações. Porém, com o Toque de Recolher a partir das 20 horas, imposto pela onda roxa, determinada pelo Governo do Estado de Minas Gerais, através do Programa Minas Consciente, as três paróquias alteraram os horários de missas.

Na Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, a partir de domingo, as celebrações foram antecipadas. A missa das 17:00 horas será as 16 horas e a das 19:00 será presidida as 18:00 horas. No sábado, nas comunidades São João Batista, no bairro Vila Marilena a celebração foi antecipada em meia hora, das 19:30 para as 19:00 e, na Sagrada Face Sagrada Face no bairro Botafogo, continua as 18:00 horas.

Na Paróquia Nossa Senhora das Graças, todas as celebrações do fim de semana, de sexta a domingo, que acontecem na Matriz Nossa Senhora das Graças, serão antecipadas para as 19:00 horas.

Já a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, reorganiza sua estrutura para respeitar o distanciamento de três metros, por isto, o número de fiéis nas missas da Matriz e nas comunidades urbanas, vai diminuir para acolher a todos de forma a atender as exigências sanitárias. Na Matriz serão 86 pessoas, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus 136 e na Igreja de Nossa Senhora de Fátima 100 fiéis. Para participar é preciso fazer sua inscrição no escritório paroquial.

O bispo da Diocese da Campanha, Dom Pedro Cunha Cruz, emitiu uma nota sobre a ação pastoral diante da onda roxa, que vai perdurar até a metade das comemorações da Semana Santa. Dom Pedro recomenda total atenção e solicitude frente aos decretos de cada município. A orientação é que as igrejas estejam sempre abertas, para que as pessoas tenham acesso para suas orações e seja também aprimoradoes os meios de comunicação para transmissão das celebrações, principalmente onde não houver possibilidade de celebrações presenciais. Onde existe a permissão de presença de fiéis, que as missa tenham como último horário para iniciar as 18 horas, a fim de que, no
horário do toque de recolher, 20h, os fiéis já estejam em suas casas. É para reforçar as medidas de controle do acesso, nunca ultrapassando o número determinado, bem como, de higienização e distanciamento social. Neste período crítico, a Diocese quer que seja
dado às celebrações Eucarísticas, ficando suspensas todas as atividades de pastorais e movimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here