É assim que os padres estão celebrando as missas desde o início da pandemia, sem a participação dos fiéis. Na foto, missa celebrada por padre André da Paróquia Nossa Senhora D'Aparecida. Foto: Arquivo EP

 

*Restrições devem ser respeitadas pelos fiéis que, para participar das celebrações, precisam se inscrever nos escritórios paroquiais durante a semana, pois o espaço nas igrejas está limitado

As missas voltam a ter presença de fiéis em Três Pontas a partir deste domingo, dia 02 de agosto. Os fiéis estão sem poder participar pessoalmente nas igrejas desde 15 de março, quando as igrejas de toda a Diocese da Campanha, tiveram que serem fechadas por causa da pandemia da Covid-19. Porém, para voltar a ter a presença das pessoas as paróquias estão seguindo uma série de restrições, da Secretaria Municipal de Saúde e da própria Diocese, como forma de evitar a transmissão do vírus. A principal delas é a exigência do uso de máscara.

Em todas as paróquias, é necessário fazer uma inscrição antecipadamente nos escritórios paroquiais, já que o número de pessoas dentro das igrejas está bastante limitado.

Na Matriz D’Ajuda, as missas só serão realizadas abertas ao público aos domingos nos horários de 10:30 e 19:00 horas. Em cada horário, serão permitidas apenas 148 pessoas. Todas elas estarão com os locais demarcados nos bancos. Para fazer a inscrição durante a semana, é preciso levar a carteira de identidade e depois apresentá-la para entrar na Matriz. Durante a semana, as missas vão continuar sendo transmitidas pelo facebook da paróquia. Por enquanto, as missas nas comunidades continuam suspensas.

Na Paróquia Nossa Senhora das Graças, os horários de missas na Matriz retornam com a presença dos moradores que estejam inscritos. Os horários são os tradicionais, as 7:00 e as 10:00 da manhã e as 19:30. Serão permitidos o máximo de 80 pessoas, dependendo do horário.

Nas comunidades menores, como São Cristóvão e São Judas Tadeu onde a igreja são menores, as celebrações serão presididas no Caic. As missas são no domingo as 8:30 da manhã e as 18:00 horas, respectivamente.

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, já divulgou uma lista das restrições para receber os fiéis na igreja. Ao fazer o agendamento no horário disponível, as pessoas receberão uma senha e terão que apresentá-la ao chegar para participar da celebração. Serão disponibilizadas 120 senhas, apesar da capacidade da Matriz D’Aparecida em receber 450 pessoas. Todas ficarão assentadas.

Entre as orientações, a Paróquia aconselha as pessoas que fazem parte do grupo de risco (crianças e idosos) que continuem participando das celebrações através das mídias sociais. Estes, impedidos de participar das celebrações, estão desobrigados do preceito semanal, o que se aplica também àqueles que tiverem receio de ir à missa por causa da pandemia.

Ao entrarem na Igreja, os fiéis devem higienizar suas mãos com álcool em gel, que estará disponível nos dispenser’s ou com os irmãos do Santíssimo. Em seguida deverão sentar-se nos locais indicados pela sinalização. Ao aproximar das imagens, para os momentos de veneração, o pedido é que não as toquem, para que não haja risco de contaminação. Durante a missa, o abraço da paz está suspenso e não deve-se dar as mãos na oração do Pai-Nosso. Na procissão para a comunhão os fiéis devem observar o distanciamento necessário e a máscara só pode ser retirada no momento de receber a eucaristia. A comunhão deve ser recebida nas mãos, devendo todos comungar na frente do ministro. Após a bênção final, os fiéis deverão deixar a Igreja com calma, respeitando as regras de distanciamento.

As celebrações do Batismo e Matrimônio seguem as mesmas orientações. O atendimento de confissões e orientações são na quarta, quinta e sexta das 14h00 ás 17h00, na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here