O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) comemora a Semana da Luta Antimanicomial de forma diferente este ano, integrando usuários do serviço e a comunidade. Dois eventos já estão confirmados e vão mobilizar o município, chamando a atenção pelo movimento social pelos direitos das pessoas em sofrimento mental, preconizando o tratamento humanizado, digno e justo.

No centro desse movimento está o combate ao estigma e à exclusão de pessoas em sofrimento psíquico grave, em nome de pretensos tratamentos. O Movimento Antimanicomial faz lembrar que, como qualquer cidadão, pessoas com transtornos mentais, têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade.

Com o lema “por uma sociedade sem manicômios”, diferentes categorias profissionais, associações de usuários e familiares, instituições acadêmicas, representações políticas e outros segmentos da sociedade, questionam o modelo clássico de assistência centrado em internações em hospitais psiquiátricos, denunciam as graves violações aos direitos das pessoas com transtornos mentais e propõem a reorganização do modelo de atenção em saúde mental no Brasil a partir de serviços abertos, comunitários e territorializados, buscando a garantia da cidadania de usuários e familiares, historicamente discriminados e excluídos da sociedade.

No próximo dia 15 de maio, domingo, a Secretaria Municipal de Saúde, através do CAPS realiza o “Loucos por Pedal”. Na saída as 7:00 da manhã da porta do CAPS será servido um café especial e durante o trajeto haverá pontos de apoio. A unidade de saúde fica na Rua Dr. Oswaldo Campos Reis 13, no bairro São Francisco de Assis II, abaixo do Hospital São Francisco de Assis de Três Pontas. O trajeto será sentido Barreirinha e a chegada será no mesmo local. Para fazer a inscrição basta clicar aqui. Os participantes são convidados a levarem um item de higiene para doação. De 9:00 as 10:00, tem atração para as crianças – um pedal na Praça abaixo do CAPS.

Já no dia 17, as 9:00 horas, a comunidade é convidada para tomar um café da manhã no jardim da unidade, com a turma do CAPS dentro das comemorações da Semana da Luta Antimanicomial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here