O Ciclista e Personal, Diogo Nuccini, na 1ª edição do Pedal de Natal Solidário. (FOTO: Arquivo pessoal)

 

Por Loui Jordan

Dizem os escritos milenares que o Natal invariavelmente se refere ao nascimento, seja ele de Jesus Cristo ou o nascimento de uma ideia, de um mundo melhor, enfim, de algo que venha para agregar amor ao próximo. Tomando isso como ponto de partida, em 2020 nasceu o projeto “Pedal de Natal Solidário” e neste ano de 2021, uma 2ª edição está por vir, trazendo compaixão e semeando o amor.

Antes de mais nada, o Pedal Solidário é uma iniciativa do Personal trainer e Ciclista, Diogo Nuccini, a ideia central é arrecadar donativos para famílias que necessitam de amparo e zelo. Evidentemente que existem parcerias que colaboram e ajudam no fomento de novas perspectivas e solidariedade.

Confira nas palavras de Diogo, qual é o objetivo de mais um Pedal Solidário. “O propósito é envolver a população para que a gente possa olhar pra essas pessoas mais necessitadas. As famílias que passam por dificuldades, as crianças que por vezes não tem um presente ou que não tenham acesso ao brinquedo e até mesmo ao alimento, isso não é só no Natal, é sempre”.

Arte de divulgação do evento. Participe e faça sua parte.

Como vai funcionar o Pedal solidário?

É comum imaginar que esse evento estará repleto de bicicletas e ciclistas que irão percorrer um imenso circuito, não, não é o caso. Este evento vai acontecer nesta sexta-feira (17), das 7 horas às 17 horas, na Praça Cônego Victor. Vale informar, que haverá duas Bicicletas Spinning no local, uma para Diogo Nuccini e outra para quaisquer pessoas que queiram manifestar sua participação. Trata-se de uma novidade, afinal de contas, na edição anterior havia somente uma Bicicleta Speed, por vários motivos, esta e outras questões foram modificadas na intenção de trilhar uma melhoria contínua.

Vale informar o seguinte, Diogo vai pedalar por um tempo de 10 horas ininterruptas. É claro, pode haver um imprevisto, mas a priori, essa é a meta. Por falar em meta, durante todo o evento, será recolhido doações pelo Grupo Rotaract, que estará presente no local, a principal meta é ajudar, além de recolher, o Rotaract ajudará na distribuição.

Para se ter uma base, em 2020 foi arrecadado diversos tipos de doações, incluindo presentes como bicicletas. Esse ano quem não conseguir participar presencialmente, terá à disposição o QR Code de pix para conta do Rotaract, afim de reverter tudo em cesta básica, esse código será divulgado nas redes sociais do Rotaract Club de Três Pontas.

O que pode ser doado?

Além de doações em dinheiro via pix, existem quatro categorias de donativos, são eles: alimento não perecível, brinquedos, roupas e produtos de higiene pessoal. Vale ressaltar que a Vila Vicentina de Três Pontas, que abriga dezenas de idosos, será contemplada com parte dessas doações, e os produtos de higiene pessoal como o sabonete líquido, tem sido de considerável uso no Lar, portanto, é um produto muito recomendado para os doadores.

Por fim, o que deve ser doado é amor, esperança e compaixão. Fazer nascer uma vida melhor ou ao menos expectativas de dias melhores no coração das famílias carentes, é um ato genuinamente natalino. O envolvimento que o evento traz com o exercício físico também é louvável, mas o principal é presentear o outro, seja o outro qual for, com o presente que embrulho nenhum é capaz de fechar, o amor.

“Se cada um fizer sua parte, se cada um doar alguma coisa, uma coisa que as vezes não usa mais ou está sobrando em casa, talvez pra essa pessoa não faça tanta diferença, mas pra quem recebe vai fazer uma diferença enorme. Então, a mensagem que queremos transmitir é essa, a união faz a força e que se cada um fizer sua parte nós conseguiremos fazer um natal capaz de mudar a vida das pessoas”.

Diogo Nuccini, idealizador do Pedal de Natal Solidário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here