O Poder Legislativo Municipal de Três Pontas realizou na noite da última quinta-feira (23), o lançamento oficial do Parlamento Jovem Minas no Município. Em 2023, são cerca de 130 jovens inscritos, das escolas estaduais de nível médio; Prefeito Jacy Junqueira Gazola, Professora Marieta Castro, Presidente Tancredo Neves, Deputado Teodósio Bandeira, além das escolas da rede particular – Coração de Jesus, Cootec Colégio Novo Milênio e Travessia.

A cerimônia seguiu um ritual formal exigido pela Asssembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e contou com o Plenário cheio. Alunos, professores das escolas envolvidas e pais, prestigiaram a solenidade. Junto com o presidente da Escola do Legislativo Professor Maria Rogéria de Mesquita – Dona Rogéria”, e coordenador do Parlamento Jovem, o vereador Maycon Douglas Vitor Machado, os vereadores Luan Donizete Elias (Luan do Quilombo – PDT) e Paulo Vitor da Silva (Paulinho – PP).

O tema desde ano, foi votado pelos jovens estudantes de toda a Minas Gerais, dentro da etapa estadual, realizada na Assembleia no final do mês de setembro do ano passado. O tema “Jovem e mercado de trabalho”, inicialmente saiu das priorização de umas das cidades no polo da qual Três pontas integra, que foi composto por sete cidades, Alfenas, Guapé, Nepomuceno, Paraguaçu, Três Corações, Três Pontas e Varginha; tema este que posteriormente foi escolhido na etapa estadual em Belo Horizonte. As oficinas terão três subtemas: “Desenvolvimento econômico e geração de trabalho”; Escolaridade e qualificação profissional”; Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho.

Passado a euforia deste início, nesta semana, na quinta-feira (30), as 18:30, na Câmara eles já começam a participar das oficinas. Eles primeira terão palestras sobre cidadania, formação dos três poderes e formação política. Posteriormente às estas oficinas, os jovens já mergulham nos estudos ao tema proposto para este ano. As oficinas são realizadas no Plenário, as quartas e quintas-feiras, das 18:30 as 20:30.

O Parlamento Jovem dá cada vez mais voz aos jovens, que tem na visão do coordenador Carlos Castro, condições de desenvolver e praticar a sua cidadania e levando isto para a sua família e sua vida. Ele explica que o PJ não é concorrente de escola e a Assembleia Legislativa tem diversos cursos que são ministrados de forma virtual, em que o aluno do Parlamento tem acesso através de uma chave que é fornecida a ele. Os cursos oferecem inclusive certificado.

Ao longo dos anos, Três Pontas foi se tornando referência inclusive para municípios maiores, no Polo Regional Sul III e IV, que são ao todo 11 cidades, que foram divididas devido a região territorial. Carlinho que é muito querido pela juventude é um dos coordenadores regionais e ajuda outras unidades. Para ter ideia da dedicação e do prestígio que o PJ -TP tem, tem proposta que foi elaborada em Três Pontas, passou pelos filtros dos polos regional e do Estado e hoje está com a presidência da Comissão Popular da ALMG, que acolhe as sugestões populares e podem se transformar em lei.

Stéfany Oliveira é aluna da Escola Estadual Teodósio Bandeira. Está no Parlamento Jovem desde 2019 e agora se tornou monitora. Ela representou a cidade na etapa estadual e a experiência mudou sua vida e seu jeito de pensar, principalmente no que se refere a política. Já Sara Mansur é da Escola Tancredo Neves, começou o segundo ano no projeto e está toda empolgada em abordar este tema tão importante.

A experiência está sendo inovadora para Felipe Marinho Esteves. Ele é aluno do Jacy Gazola e está empolgadíssimo. O servidor público Jorge Donizetti Donato, foi ver de perto o que a filha tem feito na Câmara. Marcela Vitoria de Jesus Donato tem participado com frequencia das sessões e o pai dela revela que a filha gosta muito de política e gosta de entender como ela funciona. “Eu vejo que ela está preocupada com o futuro. Hoje minha filha se transformou, está mais focada e feliz”, declarou o pai Jorge.

O vice presidente da Câmara Luan do Quilombo, o coordenador do PJ Maycon Machado e o vereador Paulinho

O coordenador do Parlamento Jovem, vereador Maycon Machado, completou que viveu uma noite por ter visto Casa cheia, pois a seis anos, desde assumiu o PJ, foi a maior plateia que ele já viu no lá.

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais com a PUC-Minas, por meio da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa e é realizado em parceria com as câmaras municipais, desde 2004, e está consolidado em Três Pontas desde 2015. Desde então, foram os temas – segurança pública e direitos humanos, mobilidade urbana, educação política nas escolas, violência contra a mulher, discriminação étnico racial, meio ambiente e desenvolvimento sustentável e saúde mental do jovem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here