O servidor municipal que atua no Posto Rodinei Zanardo, o delegado Dr. Gustavo Gomes, o prefeito Marcelo Chaves e o presidente da Câmara Maycon Machado. Fotos: Equipe Positiva

 

Autoridades municipais participaram no fim da tarde de segunda-feira (20), de uma cerimônia de lançamento do serviço de emissão de carteira de identidade, que passa a ser realizado no prédio da Câmara Municipal de Três Pontas. A retirada do atendimento da Delegacia de Polícia Civil é fruto de muito trabalho e da junção de esforços, do Poder Legislativo, da Prefeitura e da Delegacia, depois de muita negociação.

O Posto de Identificação, com o serviço de emissão de carteira de identidade, já funciona na Câmara desde o dia 11 de agosto, mas o convênio celebrado entre o Estado de Minas Gerais, através da Polícia Civil e a Câmara Municipal, foi aprovado por unanimidade em Plenário no dia 09 de setembro.

O novo serviço atende cerca de 15 pessoas por dia, de 3ª a 5ª feira, de 08:30 às 11:30 e de 13:30 às 16:30. É necessário fazer o agendamento prévio, com exceção dos casos urgentes. O documento é emitido na hora. O responsável pelo setor é o servidor público municipal Carlos Rodinei Zanardo que atua neste trabalho a 26 anos. Na Câmara, ele conta com o apoio de servidores do Poder Legislativo que fazem o agendamento. A expectativa é que o serviço seja ampliado na medida que novos servidores sejam treinados para trabalhar na emissão dos RG’s.

Durante um coffee break, as autoridades falaram. O delegado Dr. Gustavo Gomes ressaltou a satisfação em ver que a emissão do documento está funcionando bem no Poder Legislativo. Ele listou os agradecimentos aos vereadores, em nome do presidente Maycon Machado, que foi determinante para que o convênio fosse feito e o serviço seja oferecido onde as decisões do município são analisadas, debatidas e votadas. O delegado diz estar aberto as mudanças, pois muitas vezes melhorar o serviço é abrir mão dele, o que inicialmente pode parecer estranho, mas é preciso colocá-lo onde vai ser mais bem prestado. “Eu sempre soube que a Delegacia não era e nunca foi o local mais agradável para o cidadão ir para tirar uma identidade. Conseguimos corrigir esse desvio histórico e hoje com certeza está onde o trespontano exerce a sua cidadania, que é a Câmara Municipal”, ressaltou o delegado.

Os agradecimentos de Dr. Gustavo foram também direcionados ao prefeito Marcelo Chaves que sempre é um incentivador de parcerias, que nunca desanima, aberto sempre ao diálogo, com uma postura que agrega.

Ao servidor Rodinei Zanardo, acrescentou que parece agora que o problema foi identificado – quando funcionava na Delegacia, a falta de estrutura. Em novo ambiente, o trabalho está fluindo melhor. Por isso, agradeceu por acreditar e participar deste projeto, dividindo as funções com os servidores da Câmara. O delegado ressaltou que outra mudança foi a retirada também do serviço de trânsito também do prédio da Delegacia, hoje funcionando no antigo IBC, em frente a sede da 151ª Companhia de Polícia Militar. “Com esta descentralização nós conseguimos prestar um serviço muito melhor e cada um na sua área”, concluiu.

Para o prefeito Marcelo Chaves Garcia, o trabalho em parceria é caminho e isto tem marcado a sua administração, na busca por melhorias nos serviços oferecidos à população. Marcelo enalteceu que a polícia precisava de alguém que fizesse a diferença e Dr. Gustavo com sua equipe tem correspondido aos anseios da população e o prefeito diz que quer ajudar.

Apontou que conhece as dificuldades que Rodinei, com que já compartilhou de partidas de futebol, enfrenta, e está a disposição para colaborar. Se dirigindo ao procurador de Santana da Vargem Rodrigo Teodoro, enviou um abraço ao prefeito Zé Elias, por ser parceiro e caminharem juntos. Sem dar detalhes, Marcelo que havia acabado de chegar de viagem de Belo Horizonte, trouxe uma boa notícia para a Delegacia e que vai melhorar cada vez mais a segurança do município.

O presidente da Câmara Maycon Machado fez as honras da Casa. Abriu o encontro ressaltando a união dos colegas vereadores em prol do município, enfatizando que eles caminham de mãos dadas, independente de questões políticas partidárias. O convênio foi feito graças a ação de muitos e a colaboração dos servidores da Câmara que não abrem mão em colaborar.

Para concluir a parceria foram vencidas todas as burocracias do poder público e contou com a ajuda de muita gente. Instalar o Posto de Identificação, é um sonho antigo dele e de outros vereadores de outras legislaturas.

“Esse momento é para a gente comemorar a realização de um sonho, não apenas meu,  do delegado, do prefeito, dos demais vereadores, é um sonho da população de ser melhor atendida, de forma mais digna, sem o constrangimento que as vezes acontecida na Delegacia”, destacou Maycon Machado. Ele mencionou o apoio do Poder Executivo, o esforço do Delegado Dr. Gustavo e em especial aos colaboradores do Poder Legislativo. A Câmara tem um quadro enxuto de servidores, que estão contribuindo com o novo serviço, sem precisar contratar mais servidores.

“O nosso objetivo é que o cidadão saia daqui com a certeza de que foi bem atendido, que não teve constrangimento e demonstrar a eles, que nós estamos aqui trabalhando para dar uma condição melhor a todos. Abrimos assim a possibilidade das pessoas conhecerem a Casa e trazer o público aqui para dentro”, expressou o presidente Maycon Machado.

Participaram da cerimônia, o presidente da Câmara Municipal Maycon Douglas Vitor Machado, vereadores, o vice prefeito Luis Carlos da Silva, o prefeito Marcelo Chaves Garcia, o procurador da Prefeitura de Santana da Vargem Rodrigo Teodoro da Silva, representando o prefeito José Elias Figueiredo, o delegado da 15ª Delegacia de Polícia Civil Dr. Gustavo Gomes, o escrivão policial Stéfany Assunção, o diretor adjunto do Presídio de Três Pontas Gilson Vitor Pereira de Andrade e servidores da Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here