*Alvo preso já é investigado a anos, temido na cidade e com histórico violento

Um homem de 48 anos e o filho dele de 23, foram presos em Três Pontas, na manhã desta sexta-feira (09), durante operação deflagrada pela Polícia Civil de Lavras e Três Pontas. Policiais cumpriram 5 mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao investigado, suspeito de integrar uma organização criminosa de furtos, roubos e receptação de máquinas agrícolas e café.

Os mandados expedidos pela Comarca de Justiça de Lavras, foram cumpridos nos bairros Santa Margarida, Philadélfia, no Centro, além do Sítio Santo André e na Fazenda Pastos dos Bois em Santana da Vargem.

Na casa do principal alvo, no bairro Santa Margarida, foram apreendidos veículos que estavam com motores acoplados a gaiolas usados por jipeiros em trilhas, que estavam com clara evidência de adulteração. Ele foi autuado por receptação. Na fazenda onde estava o filho dele, os policiais encontraram 73 munições 9 milímetros, uma pistola, uma munição de uma arma ponto 40 e 3 carregadores. Ele foi autuado por posse ilegal de arma de fogo. Os dois tiveram a prisão ratificada em flagrante. Como a posse de arma de fogo é afiançável, foi arbitrada fiança de R$5 mil que foi paga e o filho foi liberado. O pai foi conduzido para o Presídio de Elói Mendes onde ficará a disposição da justiça.

De acordo com o delegado da Delegacia de Crimes contra o Patrimônio de Lavras Leandro de Prada Macedo Costa, em 2019, houve o registro de um roubo de café estimado em quase R$300 mil. O motorista que é de Três Pontas alega ter sido assaltado em um posto de combustíveis na BR 381, próximo Lavras. Com o decorrer as investigações, ficou claro que o roubo teria sido forjado e que com informações juntadas com a Delegacia de Três Pontas, que se tratava de uma fraude. Os autores pegaram a carga de café, fizeram a retirada dos grãos do caminhão e posteriormente abandonaram o veículo.

Segundo o sub inspetor de Lavras, Vicente Lopes Silva, o alvo preso é o suspeito de envolvimento nesta trama. Com a operação deflagrada, a polícia teve maiores elementos com a apreensão de munições e arma de fogo.

O inspetor de Três Pontas Gustavo Domingos acrescenta que o principal alvo preso nesta sexta-feira é temido na cidade, já fugiu de blitz e abordagens da Polícia Militar, não respeita normas de trânsito e dirige embriagado. Na zona rural, tira a tranquilidade dos moradores e causa prejuízo a donos de propriedades rurais.

Ele é apontado como suspeito de adulterar máquinas agrícolas. A Polícia Civil apreendeu duas máquinas retroescavadeiras e dois tratores ao longo deste tempo. O maquinário tinha chassis e plaquetas de identificações adulteradas e são vendidos a preço abaixo do mercado. Por se tratar de um crime bastante complexo, é praticado por uma quadrilha especializada bastante articulada e envolve inclusive outros estados do país.

O delegado de Três Pontas Gustavo Gomes afirma que esta é uma investigação de muito fôlego, que vem acontecendo a anos, já com alguns inquéritos prontos e com atuação em conjunto com outras delegacias da região como Lavras, Poço Fundo, Três Corações e até no interior do Estado de São Paulo.

Os desdobramentos continuam sendo feitos para identificar a forma de escoamento destas mercadorias, como as sacas de café, que são colocadas em armazéns de café, que também participam da fraude, dão legalidade e destino aos grãos como se ele fossem lícitos e colocados no mercado.

O delegado de Três Pontas Gustavo Gomes afirma que a cidade de Três Pontas, tem grande potencial rural e os crimes geraram enorme preocupação na Polícia Civil, que vai continuar atuando firme, mesmo após a Operação Faroeste, deflagrada em fevereiro deste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here