A tecnologia foi lançada em BH e é utilizada apenas em apenas 12 cidades e em Três Pontas e a única da região 

A 151ª Companhia de Polícia Militar, ganhou uma nova ferramenta de trabalho que é o aplicativo 190 Smart. O objetivo da implantação, é dar maior segurança e rapidez no deslocamento de viaturas, para atenderem as ocorrências que são solicitadas via 190, a Polícia Militar de Três Pontas.

O equipamento é usado na coordenação e controle operacional das viaturas do turno de serviço. Ele já está instalado em todas as viaturas e oferece navegação por meio de mapa, localização em tempo real das demais viaturas, chamadas de emergência policial, cartões-programa de atuação e o acompanhamento do cumprimento de tarefas, trazendo diversos benefícios à corporação, que vai impactar positivamente no atendimento da população. Cada viatura possui um tablet com acesso a internet para registro de ocorrências de menor complexidade no local dos fatos e consulta de pessoas e veículos suspeitos.

A apresentação à comunidade, da nova tecnologia foi feita através de uma entrevista concedida à Equipe Positiva no fim da manhã desta quarta-feira (14), pelo Capitão Júlio César Gomes Soares. De acordo com o comandante da Companhia, com esta nova ferramenta, os recursos humanos e de logística são empenhados onde a criminalidade está acontecendo e necessita mais da presença da Policia Militar, trazendo assim uma maior segurança a todo cidadão trespontano.

O 190 Smart, possibita ao gestor, saber exatamente a localização em tempo real das viaturas que estão empregadas na rua. Os militares de uma viatura, poderão acompanhar o deslocamento das demais viaturas, também em tempo real. Com isso, quando houver uma ocorrência que necessite de reforço de policiais, o chamado pode ser feito pelo aplicativo, aos policiais que se encontrarem mais próximos do local do ocorrido. Com isso a PM ganha mais agilidade para chegar ao local e atender a demanda.

“O aparelho que não necessita de carregamento, fica 24 horas disponível, porque o carregamento é feito através da bateria da viatura. Com isso, vai desafogar o trabalho para o militar que fica na Sala de Operações, para o atendimento mais eficaz no 190”, explicou Capitão Gomes.

Esse case foi desenvolvido por uma empresa na cidade de Belo Horizonte (MG), certificado pela Polícia Militar e a característica principal dele é a fácil retirada e o fácil acoplamento do equipamento. Apesar de ser facilmente retirado, durante o patrulhamento ou uma perseguição policial, ele não cai e fica fixo no painel do veículo.

A tecnologia começou a ser disponibilizada na Capital, e atualmente está sendo utilizada  em apenas 12 cidades, além de Três Pontas. Na 6ª Região que integra 44 municípios, apenas Três Pontas possui o equipamento, sendo a pioneira com o Smart 190.

Capitão Gomes mostra o equipamento que está instalado em todas as viaturas

A implantação só foi possibilitada, graças ao empenho e seriedade com que o Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep Travessia), vem desenvolvendo. Foi ele quem disponibilizou os recursos financeiros, atendendo ao anseio da PM e confiando na importância que esta ferramenta vai trazer. “Agradeço imensamente a todos os membros do Consep, a Promotoria de Justiça, o Poder Judiciário e a todos os envolvidos para que alcançassemos este sonho que é implantar o 190 Smart aqui”, justifica o comandante.

151ª Companhia está bem servida

Ainda segundo o Capitão Gomes, Três Pontas está bem servida de recursos logísticos. Na última semana, a 151ª Companhia de PM, recebeu em Belo Horizonte uma nova viatura, modelo LD 200 Triton que será utilizada no policiamento da cidade e contribuir para a melhoria da segurança de todo trespontano. A viatura chegou por indicado do deputado estadual Mário Henrique “Caixa”. “Nós somos muito gratos por ter recebido essa viatura e quem vai ganhar com isto é a comunidade. Estamos aqui para garantir a tranquilidade aos cidadãos de bem e não fazemos um trabalho solitário. A segurança pública é um trabalho feito a muitas mãos e temos recebido muito apoio da Prefeitura, da Câmara e dos demais órgãos” finalizou o PM.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here