*Orientação é que números de IMEI do aparelho, sejam cadastrados no site da PM, para que caso o celular seja roubado, o alarme de roubo seja acionado

O roubo de celular vem ganhando destaque em todo o pais. Estima-se que no Brasil exista mais de 280,7 milhões de aparelhos celulares sendo que três em cada 10 pessoas possui um smartphone. São mais de 26 milhões de aparelhos apenas no estado de Minas Gerais. É muito comum, hoje em dia, um aparelho na mão de uma pessoa andando pela rua, sentada no banco de praças e até mesmo nos bolsos de trás de calças. Este grande número de aparelhos celulares aguçam a ambição de ladrões, impactando diretamente nos índices criminais e na sensação de segurança. O Brasil já se tornou o segundo pais mais com maior número de dispositivos móveis roubados por ano.

Os aparelhos celulares roubados podem ter três destinos distintos: o receptador, aquele que adquire o aparelho a preço abaixo e incompatível com o verdadeiro valor do aparelho; lojas de celulares que trabalham com atividades clandestinas, que por vezes revendem o aparelho a clientes que desconhecem a procedência ilícita do celular; boca de fumo e traficantes, uma vez que os celulares são utilizadas como moedas de troca por drogas pelos usuários que praticaram o roubo.

Como característica regional do modus operandi dos ladrões de celulares, estes optam por atuar no período da noite, em locais com iluminação fraca e com poucas pessoas próximas, aproveitando-se da distração das vítimas com os olhos voltados para a tela do celular. A ação dos ladrões é rápida e dificulta até mesmo as vítimas perceberem quem as roubou, chegando a fazer com que seu estado emocional dificulte a repassar para a polícia as características da pessoa que a roubou.

A Polícia Militar em Minas Gerais busca reverter este cenário que envolve os roubos de celulares. Atualmente está com o Projeto Celular Seguro, que consiste em um cadastro estadual dos números de IMEI dos aparelhos celulares no site da Polícia Militar, no endereço www.policiamilitar.mg.gov.br/celularseguro e, caso o celular seja roubado, possibilitará acionar o alarme de roubo. Para consultar o número de IMEI dos celulares, basta apenas teclar *#06# .

A ferramenta virtual permitirá a Polícia Militar a ter mais um meio de consulta de aparelhos roubados, uma vez que, durante as abordagens a pessoas suspeitas, a Policia Militar poderá fazer a consulta se o aparelho é roubado ou não, e permitirá às pessoas que fizeram o cadastro no site, acessar ferramenta de rastreamento e de compartilhamento das informações, em redes sociais, do celular roubado.

Para ter acesso à esta funcionalidade e saber mais sobre o Projeto Celular Seguro, basta apenas acessar o endereço na internet www.policiamilitar.mg.gov.br/celularseguro e fazer o cadastro. Não tem nenhum custo. Lembre-se de ter sempre anotado o número de IMEI do aparelho celular.

(Assessoria de Comunicação Organizacional da 151ª Cia PMMG – Três Pontas)