*Sem poder reunir grande número de pessoas no Plenário, vereadores entregaram diplomas as suas escolhidas no Dia Internacional da Mulher

A comemoração do Dia Internacional da Mulher foi o principal assunto dos vereadores na noite sessão ordinária desta segunda-feira, dia 08 de março. Todos os legisladores falaram, abordando o tema focando a importância da busca feminina pela igualdade tão almejada.

Os vereadores falaram da data durante o Pequeno Expediente e antes de abrir a pauta de votações, o presidente Maycon Douglas Vitor Machado (PDT),  divulgou a todos que ele e os colegas já haviam entregues as homenagens à integrantes da comunidade trespontana, como forma simbólica de valorizar todas as mulheres do município.

Como sempre é feito, cada um indicou uma mulher para receber um certificado e um botão de rosas. Ao invés de sessões solenes tradicionais que levavam muita gente na Casa do Povo, a entrega foi pessoalmente na casa de cada uma, de forma breve e segura, dentro dos padrões exigidos pela pandemia da Covid-19. Foram 11 homenageadas: Dirce Marques Rabello (Coelho), Maria Laura Campos Mendonça (Luciano Diniz), Edna Vitar de Souza (Selena Caté), Vânia Maria Torres (Popó), Odete Rossi Ilídio (Robertinho), Ana Augusta de Jesus (Flavão), Margarida Maria da Silva Andrade (Sérgio), Rosa Maria Reis Chagas (Paulinho), Rosângela Maria da Silva de Carvalho (Luan do Quilombo), Perciliana do Amor Divino (Antônio do Lázaro), Cecília Cândida Oliveira Bueno (Maycon Machado).

Duas homenagedas estavam no Plenário e receberam a homenagem entregues pelas bancadas. A secretária municipal de Saúde Teresa Cristina Rabelo Corrêa, que também estava comemorando aniversário nesta segunda-feira e a única vereadora desta legislatura, Maria Selena Silva, a Selena Caté.

Quem também iria receber se estivesse na Câmara, era Maria José de Brito, que todas as segundas-feiras prestigia as reuniões, mas como a homenagem era uma supresa, justamente neste dia ela não foi.

Pauta – maioria homenagens com nomes de ruas

Foram sete projetos na pauta de votações, mas sem discussões, ainda mais que seis dos projetos se tratavam de denominações de vias públicas, todos do Poder Executivo. Nomes de ruas podem ser dados pelo Poder Executivo e pelos vereadores, mas desde janeiro, é o prefeito Marcelo Chaves Garcia (PSD), quem tem apresentado estes projetos que estão surgindo nos loteamentos de Três Pontas. As novas vias que homenageiam trespontanos ou personalidades que passaram pela cidade estão no bairros Angelina de Melo e Califórnia II. São elas: ruas José Silvério Duarte Sobrinho, Rômulo Mesquita, Francisco de Assis Tavares “Chico do Benevides”, Antônio Marchetti Neto – “Totó Marchetti” e Eulália Gonçalves Pereira de Souza.

O projeto 042 que foi pedido a sua votação em caratér de urgência, também foi votado rapidamente. Ele faz alterações orçamentárias com abertura de crédito especial, permitindo que a Prefeitura faça uma contrapartida de R$8.386,67, na compra de uma viatura para a Guarda Civil Municipal (GCM). A anulação será feita em reserva de contingência. O projeto aprovando a compra com recursos que vieram de emenda, no valor de R$55.024,99, já estava aprovado. Todos os itens da pauta foram aprovados por unanimidade.

Outros assuntos

Alguns assuntos chamaram a atenção no Pequeno Expediente. O vereador vice presidente da Câmara, Antônio do Lázaro, disse que recebeu ofício do comandante da 151ª Companhia de Polícia Militar Capitão Júlio César Gomes, informando que as ações nos distritos do Quilombo e Pontalete vão continuar. Porém, ele contestou a informação dada na última semana pelo comandante do 24º Batalhão Varginha Tenente Coronel Marcos Serpa, de que para montar um destacamento é preciso 8 policiais. Ele usou como exemplo, o Distrito do Córrego do Ouro, que tem 4.500 habitantes e 2.800 eleitores e tem um policial trabalhando. Citou para questionar o porque a diferença, se as localidades citadas são tão próximas.

Popó criticou o negacionismo das pessoas que só sabem reclamar e não vêem as coisas boas que estão acontecendo, como o asfaltamento da estrada do Foguetinho. Robertinho também falou disso, mas voltou a cobrar resposta formal da Administração, o nome do responsável pela fiscalização do empreendimento. O ofício que em que ele pede esta informação, segundo o democrata, foi enviado há 24 dias.

Selena do Caté comentou e agradeceu a homenagem que recebeu durante a terceira edição de comemoração do Dia Internacional da Mulher realizado pela Polícia Civil de Três Pontas.

Luan do Quilombo parabenizou o prefeito Marcelo Chaves e a secretária de Saúde Teresa Cristina e falou das lutas e conquistas e do reconhecimento que elas tiveram e conseguiram ao longo dos anos.

Coelho sugeriu convidar o engenheiro Mairon Ferri para falar da obra do Foguetinho e também do asfaltamento da estrada Três Pontas ao Pontalete. Ele reforçou o que disse Popó, que criticar é muito fácil, que os vereadores tem que cobrar, mas é necessário reconhecer o que está sendo feito pelo prefeito Marcelo Chaves, principalmente investir recursos no Foguetinho.

O presidente Maycon Machado concluiu falando do Dia da Mulher e da sua satisfação de ter participado do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Um novo pedido feito por ele, é pela colocação de um redutor de velocidade nas proximidades da Escola Coração de Jesus. O presidente foi ao Pronto Atendimento Municipal (PAM) outro dia e se assustou com a velocidade que motoristas passam pelo local, oferecendo riscos a quem muitas vezes chega ou sai debilitado da unidade de saúde.

Para terminar, voltou a listar cobranças sobre o terreno público no bairro Vila Marília, para que seja urbanizado para uso dos moradores, pois a área está se tornando perigosa e também a praça do Bairro Jardim Boa Vista, cuja obra de revitalização está parada e o mato crescendo colocando em risco moradores vizinhos, que tem reclamado de insetos e animais peçonhentos que estão invadindo as residências. Finalizou solicitando a viabilidade de mais uma faixa elevada na Rua São Paulo.