A Prefeitura de Três Pontas começou a fazer o recolhimento de veículos e sucatas que estão abandonados em terrenos baldios e vias públicas. O trabalho coordenado e realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com apoio das polícias Militar e Civil, começou a aproximadamente um mês com a divulgação.

Esses veículos que muitas vezes estão com vidros quebrados, portas abertas, pneus furados, cheios de sujeira, geram inúmeros problemas. Eles podem provocar perigos à saúde, sendo locais de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya e servem de esconderijo às pragas urbanas, como ratos e baratas. Trazem também insegurança, servindo de esconderijo para criminosos que podem aproveitar para abordar pessoas que passam pelos locais. Há registros também daqueles que são incendiados e o fogo corre perigo de se alastrar em terrenos baldios e até em imóveis e causar danos maiores.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente Marcelo de Figueiredo Gomes, esta é uma reclamação muito antiga da população, já que também tem um fator estético, atrapalhando o visual da cidade. “Nos deparamos com esses veículos totalmente descuidados aqui dentro da área urbana do município. Estamos agindo, pensando na saúde e no bem estar da população, tentando atender os anseios de grande parte da população que convive com esses veículos abandonados, praticamente há anos, na porta das suas casas, próximas as suas garagens”, reforça.

A maior quantidade de veículos segundo levantamento está nos bairros, sendo que no Centro o número é menor. Quando a Prefeitura fez a divulgação que faria esta intervenção, muitas pessoas elogiaram a iniciativa e pediram que o Município atuasse nesta questão.

Marcelo Figueiredo afirma que não é intenção nenhuma causar prejuízo aos proprietários desses veículos, por isto, eles devem ficar atentos, pois serão solicitados a removê-los para locais adequados. Uma vez isto não acontecendo, a Prefeitura irá agir. Caso seja apenas sucata, está sendo viabilizada uma parceria com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Atremar), para que eles façam a venda e fiquem com o dinheiro arrecadado.

Veículos e carcaças estão em vários pontos da cidade. Fotos: PMTP

Quem tem um veículo em situação de abandono ou sucatas próximo de casa, deve procurar o setor de Protocolo da Prefeitura. Lá o morador deve responder um formulário bastante simples, que possibilite localizar este veículo. Este documento é enviado à Vigilância Ambiental, à fiscalização de Posturas e à Secretaria de Meio Ambiente, que vão verificar a situação in loco. Cada caso será avaliado – se há necessidade de serem acionadas a Polícia Militar ou Polícia Civil, quando o veículo está ativo, ele é levado para o pátio credenciado do Detran-MG em Três Pontas. Se já foi dada baixa, a própria Secretaria de Meio Ambiente fará a remoção.

Como o trabalho começou recentemente, até agora apenas uma Kombi foi removida na quinta-feira, dia 18 de junho, do bairro Cohab Ouro Verde, depois que a coordenação oficiou a PM que fez o serviço. Outros proprietários que foram notificados já estão fazendo a remoção.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here