Fotos: Denis Pereira - Equipe Positiva

 

A Prefeitura de Três Pontas iniciou a uma semana, uma ampla revitalização do Parque Municipal Vale do Sol. Um local arborizado, espaço de lazer e recreação para muitas famílias, inaugurado na década de 1990, pelo ex-prefeito Nilson Vilela, tinha um zoológico com vários animais, no lago havia pedalinhos e uma estrutura de bar com quiosques que foram ponto de encontro principalmente nos fins de semana.

O Vale do Sol estava esquecido ao longo de muitos anos. Serviu durante alguns anos, para abrigar uma entidade que faz um trabalho voluntário de dependentes químicos, mas por se tratar de uma área de preservação, a Justiça determinou que o Parque fosse desocupado. A Prefeitura instalou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mas a ação de vândalos e criminosos fez com que ela fosse retirada de lá e frequentes incêndios provocados gerou até uma investigação criminal.

Os apelos de moradores que moram ao redor e daqueles que sentem falta de um local para passear, enfim foram ouvidos. Uma revitalização completa começou a ser feito e coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente. O local já tem uma nova cara. Está sendo retirado um amontoado de entulhos que ficaram dos cômodos que foram derrubados, porque não tinham como mais serem recuperados. Estruturas de alvenaria e de madeira que são interessantes e sobraram e estão comprometidas, serão recuperadas. Uma equipe de 8 servidores do Meio Ambiente, começaram pela limpeza e pintura. O paisagismo será renovado e a intenção é que seja construída no local uma nova sede da Secretaria de Meio Ambiente Marcelo Figueiredo. Todo o trabalho de limpeza e recuperação, deve ser concluído em 30 dias.

O objetivo da Secretaria de Meio Ambiente é retornar sua sede para o local para que possa contribuir com a conservação do local e levar adiante projetos de educação ambiental para a população, principalmente para as crianças. “Estamos tentando tornar isto realidade e buscar parcerias com a iniciativa privada e com apoio da população para conservar a reestruturação que pretendemos fazer aqui neste espaço”, ressaltou Marcelo. O pedido do secretário é para que os frequentadores conservem a limpeza, não deixando lixo ou qualquer resíduo no local. A sujeira encontrada no parque, inclusive no lago foi enorme.

Só foi começar a limpeza que já tem muita gente indo no local, fazer caminhada, passear e curtir a natureza exuberante que o Parque oferece. Os servidores tem recebido inclusive o carinho dos moradores que freqüentam o Parque Municipal, o que além de gratificante é estimulo para o trabalho da equipe.

Hoje já é possível contornar a represa, andando de bicicleta ou a pé. Seria muito interessante instalar destes parquinhos que estão sendo colocar nas praças da cidade, pula-pula, entre outros brinquedos, além de criar quadras de areia para várias atividades esportivas, como peteca, vôlei, futebol e promover inclusive competições. Com a revitalização, estudantes podem voltar a frequentar o Vale do Sol para fazerem trabalhos de escolas. “Eu estou muito entusiasmado e acho que nós vamos conseguir dentro desse curto espaço de tempo, realmente fazer desse aqui um local diferenciado aqui no município”, acrescentou.

Ele admite que os pedidos para que a Administração tivesse um olhar diferente para o Parque sempre foram ouvidas, mas não foi feito antes por falta de condições, inclusive estrutural e de servidores.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here