A Prefeitura de Três Pontas recebeu nesta semana, 440 doses para imunizar novos idosos, a partir dos 67 anos, contra a Covid-19. Nesta quinta-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde vacinou na quadra poliesportiva da Escola do Caic, a primeira dose. Foram distribuídas senhas em uma fila enorme que se formou do lado de fora da escola, mas a vacinação foi rápida e no período da tarde o movimento foi bem pequeno.

A secretária de Saúde Teresa Cristina Rabelo Corrêa, espera que o Governo do Estado, mantenha a constância de envio das doses, para que a cidade alcance logo todos os idosos. Ela explica que as doses são do Governo Federal, enviadas para o Estado, que divide a quantidade aos municípios de acordo com o número de habitantes. Ela espera que na próxima semana, a faixa etária deve ser ampliada para a partir dos 66 anos, mas depende da quantidade de novas doses que vão chegar.

Quem tomou a primeira dose tem a segunda garantida e é preciso que os idosos não deixem de tomá-la. Quando eles tomam a primeira, levam no cartão para casa, a data da segunda. Na segunda dose, a Secretaria de Saúde vai abrir o Caic e o Ginásio Poliesportivo Delvo Côrrea, como fez no primeiro mutirão.

Teresa chama a atenção das pessoas, porque começaram a ser imunizados nesta semana, as crianças de seis meses até 6 anos, gestantes e profissionais de saúde. O grupo prioritário é inverso da vacina da Covid-19. A imunização está acontecendo nos postos de saúde e as gestantes devem procurar o Ciama.

Durante a vacinação, as pessoas estão sendo chamadas a colaborar de forma facultativa, com um quilo de alimento não perecível, que será revertido para as famílias carentes. A ideia foi do presidente da Câmara vereador Maycon Machado durante uma reunião. A sugestão foi abraçada pelo Sicoob Copersul, que a cada quilo arrecadado, a cooperativa vai doar mais um. Na vacinação desta semana, a ação solidária recebeu 240 quilos de alimentos doados pela população, que será multiplicado com a colaboração da cooperativa financeira. Os alimentos vão ser encaminhados ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que possui cadastro das famílias que precisam de ajuda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here