A Prefeitura de Três Pontas divulgou na noite desta terça-feira (16), que a onda roxa decretada pelo governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo), em todo o Estado de Minas Gerais, é de cumprimento obrigatório. Por isso, após reuniões com representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e com o Ministério Público local, ficou claro que não existe outra opção a não ser o cumprimento das normas do Minas Consciente. Diferente da adesão opcional das prefeituras ao plano nas demais ondas, na fase roxa, esta é de carater impositivo e se deve ao risco de saturação e a necessidade de reestabelecer a capacidade de assistência hospitalar para não comprometer a rede assistencial em Minas Gerais.

Por isto, a partir desta quarta-feira (17), apenas os serviços essenciais podem funcionar. As aulas que haviam retornado de forma híbrida no dia 08 de março estão suspensas, na rede municipal e particular. A Prefeitura ainda não informou como será o funcionamento das repartições municipais.

A circulação de pessoas deve ser apenas em casos e situações relacionadas às atividades essenciais. Foi instituído o toque de recolher entre 20 horas e 5 horas da manhã. Está proibido a circulação de pessoas sem o uso de máscara, em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado. Quem está com sintomas de gripe, pode circular apenas para a realização ou acompanhamento de consultas ou para realizar exames médicos. Eventos públicos ou privados, reuniões presenciais, inclusive de pessoas da mesma família que não moram juntas estão proibidas.

Na nota, divulgada nas páginas oficiais da Prefeitura, fica claro que as cidades que não cumprirem a determinação serão acionadas juridicamente, segundo o Ministério Público de Minas Gerais. A Administração faz um pedido, que toda a população colabore, para que este momento tão difícil seja superado em todo o país.

A Prefeitura divulgou as orientações válidas a partir desta quarta-feira e que segue até o próximo dia 31 de março. Somente estabelecimentos com serviços essenciais podem funcionar, entre 5:00 da manhã e 20:00 horas.

VEJA O QUE PODE FUNCIONAR

Podem funcionar unidades de saúde, indústrias de produtos e de distribuição de medicamentos, farmácias, drogarias, óticas, materiais clínicos e hospitalares, supermercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, padarias, lojas de conveniência, lanchonetes, distribuidoras de água mineral, gás e de alimentos para animais, lavanderias, postos de combustíveis, oficinas mecânicas, eletricistas e bombeiros hidráulicos, borracharias, autopeças, concessionárias e revendedoras de veículos automotores e de máquinas agrícola, agências bancárias, casas lotéricas, construção civil, transporte e entrega de cargas em geral, locação de veículos, serviços domésticos e de cuidadores e terapeutas, hotéis, pousadas, motéis, atividades de ensino presencial referentes ao último período ou semestre dos cursos da área de saúde e transporte privado individual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here