Fotos: Equipe Positiva

 

A população trespontana pode comemorar porque a Prefeitura vai reabrir o Posto de Saúde do bairro Vila Marilena, em Três Pontas. Fechado desde 2015, a unidade básica de saúde faz com que moradores desloquem até o posto que fica no bairro Morada Nova. A distância é uma das grandes dificuldades de quem passa em frente ao posto para buscar um atendimento mais longe.

Os procedimentos começaram no fim de semana, com a mudança dos assistidos pela Abraço/Mão Amiga da Igreja Sarah Nossa Terra para a antiga Academia de Saúde que funcionou na Praça das Lavadeiras, no bairro Santa Edwirges. O imóvel que estava abandonado foi cedido temporariamente, para atender 7 pessoas assistidas pelas duas entidades não governamentais que era tratam a dependência química.

Membros da Igreja Sarah Nossa Terra receberam as chaves do novo imóvel que foi cedido para eles

O projeto arquitetônico para a reforma do Posto já foi contratado pela Secretaria de Saúde, com a autorização da Vigilância Sanitária dada para o início das obras. Falta licitar a obra, que segundo a expectativa do secretário de Transportes e Obras é que a partir daí, esteja pronta em seis meses. Os recursos empenhados serão de emenda parlamentar do deputado federal Diego Andrade (PSD-MG) e do próprio município.

O prefeito Marcelo Chaves Garcia e o vice Luis Carlos da Silva, foram pessoalmente entregar as chaves e agradeceram o trabalho feito pelos líderes da Igreja Sarah Nossa Terra. Pela disponibilidade deles em cederem o espaço, permitindo a reabertura da unidade, realizando o sonho de centenas de moradores que vão ter mais conforto e comodidade.

O Pastor Sênior Ernandes Vitor Carvalho entendeu a necessidade e reconheceu os anseios dos moradores que sempre reclamavam com ele do fechamento daquele posto. Os agradecimentos também foram destinados ao prefeito e vice, por terem conseguido um novo local para eles continuarem este trabalho que é voluntário.

O Pastor Serlaind Oliveira explicou que a Abraço/Mão Amiga cuidam de pessoas que foram abandonadas pelas família e outras que são moradores de rua. “Tem gente que está conosco há 10 anos, que como nós ficaram felizes de poder vir para este novo local”, ressaltou o religioso.

Marcelo e Luisinho ouviram a leitura de um trecho da Bíblia em que fala de recompensa, que ambos receberão de Deus por poder apoiar esta iniciativa de resgatar estas pessoas que são tão sofridas.

Luisinho lembrou que a Administração estava com dois problemas e resolveu agora duas demandas, justificando que a entidade estava no imóvel em péssimas condições, com paredes inclusive de madeira. Ele ressaltou que o sonho da Mão Amiga e da Abraço é que eles tenham uma área na zona rural e amplie inclusive o número de pessoas assistidas.

Marcelo disse que era uma vontade reabrir o posto, fazendo valer o zoneamento das unidades de atendimento, melhorando as condições das pessoas fazerem um trabalho preventivo da saúde e desafogando o Posto do Morada Nova.

O aposentado Franésio Francisco de Oliveira (foto) encontrou com o prefeito, o vice e os pastores na porta do Posto Vila Marilena e agradeceu pela obra que vai começar. Ele disse que a comunidade inteira está animada e esperançosa pela reabertura pois é sofrido ter que ir, a pé, quem não tem carro, até o Morada Nova, precisando sair de madrugada. “Aqui estamos pertinho de casa e vai facilitar a nossa vida”, assegurou o aposentado.

Prefeitura reformou e fez um termo de cessão para as entidades Mão Amiga/Abraço abrigar os dependentes cuidados por elas. Eles deixaram o posto que tem uma estrutura ainda de madeira.

Novo Posto da Vila Marilena terá paredes de alvenaria e estrutura moderna, melhorando as condições de trabalho dos funcionários e de atendimento da população

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here