Mutirão de limpeza reiniciou no bairro Antônio de Brito. Fotos: Equipe Positiva

 

A Prefeitura de Três Pontas reiniciou nesta terça-feira (29), o mutirão de limpeza nos bairros da cidade, retirando muita sujeira dos quintais das residências, por onde não havia passado na primeira etapa realizada em abril deste ano. O objetivo é conscientizar os moradores dos perigos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya, entre outras. A população sentiu quando o município enfrentou uma epidemia de Dengue, justamente por causa dos criatórios que estão dentro das residências. Com as altas temperaturas e o início do período chuvoso, as condições são propícias à multiplicação do mosquito.

O trabalho da Secretaria Municipal de Saúde é coordenado pelo médico veterinário e secretário de Meio Ambiente, Marcelo de Figueiredo Gomes. Ele convoca a população a agir, já que a Prefeitura está fazendo a sua parte. O trabalho preventivo é feito o ano todo com visitas domiciliares e outras ações. O médico alerta que já foi confirmado neste mês de outubro um caso isolado de Dengue e outros três estão em investigação. Por isto, é evitar que haja grandes problemas neste período chuvoso.

O mutirão está sendo feito por 13 agentes de endemias, que pararam momentaneamente e estão batendo de porta em porta, informando que o caminhão está passando na sua rua. Na terça-feira, bastou alguns minutos na Avenida José Caxambu, para perceber a grande demanda. Muita coisa encontrada nos quintais é reciclável e por isto, Marcelo Figueiredo chama a atenção ao trabalho da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis, a Atremar, que os recolhe e vende, bastando às famílias os separarem do lixo doméstico. A equipe já está passando praticamente em 100% do município em dias alternados. “Além de fazermos toda a limpeza, dando outro aspecto na casa das pessoas, eliminando depósitos que podem multiplicar o mosquito, traz benefício para a Associação que vende os materiais e garante renda às famílias”, afirmou.

A Secretaria de Saúde fez um cronograma e a intenção é que o mutirão termine entre 15 e 20 dias úteis. O roteiro não será alterado, porém, pode acontecer atrasos por conta da chuva e da demanda que pode ser maior do que se espera. Do bairro Antônio de Brito, os agentes vão para os bairros Azarias Campos, Vila Rica, Cidade Jardim, Bela Vista, Eucalipto, Santa Marta, Século, Jardim Greenville, Vila Marilena e Jardim Primavera.

Coleta de lixo, tem dia e horário

Uma parte da população enfrenta dificuldades para colocar o lixo na hora certa de ser coletado. O ideal é que fosse colocado para fora de casa na hora que está sendo recolhido, mas como muita gente sai para trabalhar, é necessário que ele seja armazenado de uma maneira que esteja protegido do acesso dos cães, que acabam espalhando pelas ruas, causando sujeira e incomodando a vizinhança. A responsabilidade do lixo que o morador gera é dele e o local correto é frente a sua residência. Quem não tem uma lixeira própria, deve usar um prego ou algo do tipo, para deixá-lo suspenso, longe do alcance dos cachorros.

Infelizmente, lamenta Marcelo Figueiredo, muita gente ainda não faz a separação, do lixo úmido com o lixo seco. Praticamente todo o lixo seco é eciclável, e traz benefícios para a Atremar e outros catadores autônomos que recolhem.

VEJA O CRONOGRAMA DO MUTIRÃO DE LIMPEZA

29 a 31 de outubro – Antônio de Brito
1º novembro – Azarias Campos
04 novembro – Vila Rica
05 e 06 de novembro – Cidade Jardim
07 de novembro – Bela Vista
08 de novembro – Eucalipto
11 de novembro – Santa Marta
12 de novembro – Século
13 de novembro – Jardim Greenville
14 de novembro – Vila Marilena
18 de novembro – Jardim Primavera
*Pode sofrer alterações nas datas por causa da chuva

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here