O vereador presidente da Câmara Municipal de Três Pontas, Maycon Douglas Vitor Machado (PDT), encerra neste 31 de dezembro, o primeiro ano de seu mandato como Chefe do Poder Legislativo, destacando primeiro que nem sempre as decisões tomadas pelos vereadores agradam a todos, mas tudo é analisado com muita cautela e votado a favor do povo. Na visão de Maycon Machado, 2019 foi de aprendizado, de vencer desafios, mas de grande vitória.

ENTREVISTA

A Câmara votou projetos importantes, aprovou a maioria, rejeitou alguns e também criou algumas leis. Como você avalia este ano do Poder Legislativo?

Foi um ano muito produtivo. Muitos projetos importantes enviados pelo Executivo e todos eles analisados com muita cautela e parcimônia pelas comissões permanentes da Câmara Municipal. Nem sempre as decisões tomadas agradam a todos, mas vejo o trabalho realizado pela Câmara, como um trabalho de grande relevância e eficiência, sempre buscando o bem comum e o interesse da maioria e da coletividade. Avalio este ano do Poder Legislativo como um ano de aprendizado, de desafios e de grande vitória, pois conseguimos mesmo com alguns problemas, chegar ao final desse ano com uma economia recorde e mesmo com divergências políticas e discordâncias findamos o ano em parceria com o Executivo com chave de ouro.

O prefeito Marcelo Chaves sempre se refere a Câmara como parceira, inclusive participa com frequência de eventos realizados pelo Legislativo. Como manter esta parceria sem perder a sua função de fiscalizar o Executivo?

As demandas são muitas, os problemas aparecem a cada segundo e nós vereadores somos a voz dos cidadãos com o Poder Executivo, fiscalizando, cobrando, reivindicando e acima de tudo buscando atender os anseios da população. Somos um elo entre o povo e as secretarias, pois, nós vereadores levamos inúmeras vezes, problemas ao conhecimento dos secretários e do próprio prefeito. Acredito que estamos no caminho certo, caminho de busca por soluções e por melhorias constantes para nossa cidade e para o povo trepontano. Realmente o prefeito sempre prestigia o Poder Legislativo com sua presença em eventos e em reuniões onde votamos projetos importantes. Acredito que a proximidade entre os poderes é de extrema importância e que essa parceira é essencial para que assim possamos fiscalizar e ao mesmo tempo colaborar com as ações e iniciativas do executivo.

Este ano vocês conseguiram devolver à Prefeitura mais de R$1,1 milhão, número recorde de economia. Como conseguiu economizar tanto? 

Esse primeiro ano a frente do Poder Legislativo como presidente, foi de grande aprendizado. Gerir um órgão público requer muita sensibilidade, conhecimento, dedicação, estudo e ao mesmo tempo presença constante na Câmara para administrar os recursos humanos e materiais, assim como os recursos financeiros.  Todo tempo decisões são necessárias.  Conseguimos devolver aos cofres da Prefeitura, o montante de R$ 1.100.420,22, um valor recorde em se falando de devolução do Poder Legislativo para o Executivo. Busquei sempre, em parceria com a Mesa Diretora e com os demais vereadores, tomar decisões assertivas e econômicas, prezando pelos princípios que regem a administração pública, em especial a eficiência. Muitas reuniões foram feitas com os vereadores e também com os funcionários, a fim de buscarmos juntos, economia e melhor utilização dos recursos financeiros.  Estou muito feliz por ter conseguindo fechar o exercício financeiro com uma sobra considerável e principalmente por ter atingido todos os objetivos administrativos planejados.

Vocês fizeram algum pedido especial à destinação destes recursos? 

A destinação do valor devolvido é de autonomia e iniciativa do executivo, porém sugerimos algumas entidades para recebimento de parte deste valor, como a Apae, a Santa Casa, a Polícia Civil e entidades legalmente cadastradas e aptas a recebimentos de recursos.

O ano de 2020 é eleitoral e considerado difícil de se conduzir os trabalhos na Câmara. O que você espera deste próximo ciclo que se inicia no Poder Legislativo? 

Pauto sempre pelo respeito e pela educação que tive. Às vezes os ânimos se exaltam em reuniões e discussões em Plenário. Tento sempre ser o Maycon calmo, sensato, educado e que respeita opiniões e ideias diferentes. Acredito que mantendo esta linha de trabalho não terei problemas por ser um ano eleitoral. Temos por dever seguir as normas da Câmara e o Regimento Interno, cada um sabe e possui esta consciência. Espero um ano cheio de novidades, parcerias, apoio da população, união dos poderes e dos vereadores, a fim de juntos, buscarmos sempre melhores condições de vida para todos os munícipes de nossa amada cidade, e administrativamente falando, espero manter uma gestão participativa, econômica e eficiente na Câmara.

Qual sua mensagem à população trespontana?

Gostaria de agradecer a todos os cidadãos trespontanos por tanto carinho, amizade, credibilidade, confiança e acima de tudo por acreditarem em dias melhores. Tenho feito o meu melhor e buscado sempre atender a todos com carinho e empatia. Continuem contando com meu esforço e empenho para buscar caminhos e soluções para uma melhor qualidade de vida. Desejo a todos, um 2020 cheio de bênçãos, alegrias, felicidades e paz! Abraço fraterno a todos.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here