Três Pontas deixou neste sábado (17), a onda roxa e progrediu para a onda vermelha, do Plano Minas Consciente. O avanço para a onda vermelha se deve à melhora de índices de incidência de novos casos de Covid-19 e queda de internações no Estado de Minas Gerais.

O anúncio da onda roxa fez com que apenas os serviços essenciais pudessem funcionar, mas não foi bem assim na prática. As aulas que haviam retornado de forma híbrida foram suspensas na rede municipal e particular. A circulação de pessoas foi restrita, foi imposto o toque de recolher e a obrigatoriedade do uso de máscara. A Prefeitura de Três Pontas, confirmou que a onda roxa era de cumprimento obrigatório e que não havia outra alternativa.

Os mais afetados foram as academias, bares, restaurantes e salões de beleza. As academias, salões de beleza e os bares fecharam as portas. Já os restaurantes funcionaram apenas para entrega, sem permitir que os clientes se servissem nos estabelecimentos.

Com a progressão à onda vermelha, todos podem funcionar, mas devem ficar atentos as medidas de distanciamento. Clientes e funcionários precisam usar máscara, fazer a higienização das mãos com álcool em gel, atender com 30% da capacidade e encerrar o expediente as 22:00 horas. Os bares não podem promover música ao vivo e os estabelecimentos que ficam na Avenida Oswaldo Cruz, não podem fazer o uso do canteiro central.

Os resultados da onda roxa

A pandemia da Covid-19 se agravou neste mês de onda roxa em Três Pontas. De acordo com os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, a melhora foi apenas no número de pacientes recuperados. Em 15 de março, o município, tinha 2.809 casos confirmados e agora 3.345. Eram apenas 60 pessoas em isolamento domiciliar e agora 244. A um mês haviam morrido 51 pessoas e agora os óbitos saltaram para 72. As internações somavam 13, entre confirmados e suspeitos com a doença e no último boletim desta sexta-feira (16), eram 24. Os casos suspeitos por síndrome gripal também disparou 12.069 contra 14.134.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here