Foto: Divulgação

 

Os moradores do bairro Jardim das Esmeraldas em Três Pontas, receberão neste fim de semana, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o projeto “Saúde na Estrada”, que é desenvolvido pela Associação das Igrejas Batistas de Minas Gerais, cujo a 1º Igreja Batista e a igreja Batista Central integram.

O ônibus do projeto, estaciona neste sábado (05) e domingo (06), em frente ao Centro Comunitário do bairro, onde haverão atividades e ações de saúde oferecidas gratuitamente para todos os moradores graças.

Médicos e dentistas farão atendimentos básicos em consultórios montado em um ônibus, o dia todo, de 8:00 as 17:00 horas, com intervalo de almoço entre 12:00 e 13:00 horas. Os profissionais de saúde farão a aferição de pressão arterial, medição de glicemia, orientações com fonoaudióloga e nutricionista. Estudantes da área de odontologia passarão informações importantes de saúde bucal. Quem necessitar de acompanhamento, os pacientes serão encaminhados ao setor de saúde do Município.

A Secretaria vai disponibilizar profissionais para fazer vacinação, dando oportunidade aos que estão com vacinas em atraso. Eles também farão testes rápidos de sífilis, HIV, Hepatite B e C. No veículo existe também balança para pesagem e tem até dormitórios que abrigam de 4 a 6 pessoas.

Estão programadas também atividades exclusivas à criançada. Equipes das igrejas estarão contando histórias às crianças e um profissional fará artes em balões. No domingo, haverá cortes de cabelos feitos por cabeleireiros que frequentam as igrejas e um Varal Solidário, onde os moradores poderão levar peças de roupas para casa. Aqueles que tem alguma que não usa mais e que estão em condições de uso, podem entregar no ônibus durante o fim de semana.

O pastor da 1ª Igreja Batista, Daniel dos Santos, conta que as duas igrejas são organizadas em uma convenção estadual, que engloba mais de 800 igrejas em Minas Gerais. Elas são independentes, autônomas administrativamente, mas juntas une forças para fazer vários projetos. Um deles é o Saúde na Estrada que atende a população carente. Os pastores Daniel dos Santos Ribeiro e Alexandre Silva dos Santos (foto abaixo) fizeram a reserva desta data e procuraram a Secretaria de Saúde, que informou da carência de serviços de saúde dos moradores daquele bairro. Por isto, decidiram ir para lá.

Segundo o líder religioso, muitas vezes o maior problema não é a carência financeira, mas a emocional e espiritual. “O Senhor Jesus disse que devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos. E precisamos fazer isto de forma ativa, com ações”, opina o pastor. A virtude das pessoas de ajudar alguém, sem olhar a quem, tem sido cada vez mais rara de ser encontrada. “Isto que fazemos é muito pequeno diante do universo, mas estamos fazendo a nossa parte e abertos a outras necessidades que possam ocorrer, registrou pastor Daniel.

O Saúde na Estrada foi idealizado pelo pastor Márcio Santos, diretor executivo da Convenção Batista Mineira, há 30 anos, mas começou a ser estruturado somente no início de 2017.

O pastor da Igreja Batista Central, Alexandre Silva dos Santos, reforça que o interesse maior, é servir a população naquilo que ela precisa e os Batistas Mineiros, através das duas igrejas, quiseram dar esta contribuição a favor de quem precisa.

Todos que atuam no ônibus são voluntários e doam seu tempo em favor das outras pessoas. Os profissionais usam materiais trazidos por eles, mas se alguém poder ajudar nesta causa, é muito bem vindo. Eles precisam principalmente de fitas e lancetas do aparelho G.tech para fazer a medição de glicose. Qualquer informação pode ser obtida pelos telefones: Pastor Alexandre Silva 35 99732-2132 e Daniel dos Santos 9 9700-8789.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here