A Síndrome de Burnout é um termo psicológico que se refere à exaustão prolongada e a diminuição do interesse em trabalhar, considerada um grande problema no mundo profissional da atualidade.

Muitas vezes, se faz confusão entre Síndrome de Burnout e estresse. O que acontece, na verdade, é que os sintomas do estresse estão presentes na Síndrome de Burnout. 

  • Sintomas

Os sintomas do estresse podem ser físicos ou psíquicos. O indivíduo pode sentir: dores, cansaço, desânimo, apatia, falta de interesse, irritabilidade, alteração no sono e apetite e tristeza excessiva.

O distúrbio representa um desgaste no empenho e nas qualidades como autoconfiança, perseverança, dedicação. Muitas vezes a estrutura da empresa, a carga horária e o modo como os gestores conduzem a equipe não favorecem o melhor aproveitamento das competências dos funcionários.

O início dos sintomas pode se dar pelo acúmulo de tarefas, responsabilidades, exigências e pressões sofridas pela alta demanda de trabalho. Há três componentes principais: esgotamento físico e mental, sensação de impotência e falta de expectativas. Pode-se dizer que é um colapso físico e emocional e em muitas vezes há necessidade de atenção médica imediata e risco de suicídio.

  •  Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico da síndrome de Burnout é realizado por profissional de saúde. A partir dos sintomas apresentados, história pessoal e contextualização do momento atual, o profissional realiza o diagnóstico. ​
O tratamento da síndrome é muito importante porque os prejuízos para o paciente e para a empresa começam a ser grandes.

Clínica Santé

(35)3265-3324

(31)3281-8063

Rua Prefeito Olinto Reis Campos, 220 – Três Pontas

Av. do Contorno, 4480 – Funcionários – Belo Horizonte

COMPARTILHAR