Projetos selecionados por meio de chamada pública vão beneficiar mais de 300 crianças e adolescentes na região

A Cemig fomenta diversos projetos esportivos de cunho social, participativo, educacional e de rendimento em Minas Gerais, estando entre os maiores apoiadores do esporte nos âmbitos estadual e nacional. Três projetos do Sul de Minas foram selecionados por meio de chamada pública e já estão sendo beneficiados pela empresa com aporte de recursos que somam cerca de R$ 510 mil e vão beneficiar diretamente mais de 300 crianças e adolescentes na região.

Acesse o link e confira

Uma das iniciativas apoiadas pela Cemig é o projeto “Centro Dia Esportivo”, na APAE de Três Pontas. O projeto beneficia pessoas com deficiência, que participam de oficinas de Dança, Capoeira, Caminhada Orientada com Recreação e Hidroginástica, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar dos atendidos. Além disso, o projeto estabelece e desenvolve programas práticos de promoção da saúde do adulto, com foco no atendimento de egressos do sistema formal de ensino da APAE.

O patrocínio da Cemig foi fundamental para viabilizar o projeto “Esporte e Cidadania para PCD”, também implementado pela APAE de Três Pontas. O aporte realizado pela empresa está proporcionando o ensino-aprendizagem de modalidades esportivas individuais e coletivas, com o objetivo de despertar o interesse no esporte e possivelmente o surgimento de novos atletas paralímpicos entre os educandos da instituição.

Outros projetos
Em Cruzília, o patrocínio da Cemig ao projeto do Instituto de Incentivo ao Esporte e Educação – INEED está proporcionando a prática esportiva sistematizada das modalidades futebol e tênis para crianças e adolescentes, como instrumento auxiliar da formação e do desenvolvimento integral dos envolvidos, principalmente no que tange à melhoria do desempenho escolar e à prática regular de atividades físicas.

Os projetos aprovados pela Cemig ainda têm como objetivo a melhoria na qualidade do ambiente, a garantia de momentos de lazer e direito social, além de estimular os participantes a modificarem seus hábitos de vida, priorizando o autocuidado e a prevenção de doenças.

Segundo Adiéliton Galvão de Freitas, gerente de Sustentabilidade Empresarial da Cemig, “o esporte é uma importante ferramenta de promoção do desenvolvimento local. Por isso, a companhia incrementa sua atuação no setor esportivo em todas as regiões de Minas, para gerar impactos positivos nas comunidades onde atua”, afirma.

Adiéliton conta ainda que os recursos ​incentivados da Cemig ao esporte, nos últimos três anos, beneficiar​am diretamente quase oito mil crianças e adolescentes dispersos por todas as regiões do estado. “Dentre as modalidades esportivas a serem realizadas estão o basquetebol, futebol, voleibol, handebol, ginástica, judô, karatê, tênis, natação, skate e futsal. Essa é a forma de a Cemig reafirmar seu compromisso com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 da Organização das Nações Unidas (ONU), assegurando uma educação esportiva inclusiva que promova oportunidades de aprendizagem aos beneficiários dos projetos aprovados”, conclui.

Chamada pública – seleção do 3º trimestre de 2022
Para cumprir o importante papel social de incentivadora do esporte, a Cemig realiza chamadas públicas visando selecionar os projetos que estão alinhados aos seus objetivos, voltados à prática de diversas modalidades esportivas, por meio de lei Federal ou Estadual de Incentivo ao Esporte. A natureza dos projetos deve estar direcionada à transformação e aos impactos sociais duradouros para alcance do desenvolvimento integral de indivíduos e comunidades.

Projetos esportivos em todas as regiões do estado podem participar ​do processo seletivo ainda em 2022. As inscrições poderão ser feitas até às 18h do dia 15 de julho, através do link: Cemig

Dúvidas sobre o Edital podem ser encaminhadas pelo e-mail: esporte@cemig.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here