O profissional que ajuda as pessoas a incluírem no seu projeto de vida um conjunto de atitudes e comportamentos ativos que as levem a promover a saúde e prevenir doenças, sejam de origem física ou mental, colaborando com técnicas de enfrentamento no processo de ajustamento diante de situações adversas.

São os profissionais de psicologia, profissão que foi regulamentada no Brasil em 27 de agosto de 1962. Eles desempenham um importante papel na saúde das pessoas. E durante a pandemia de Covid-19, observou-se o aumento da demanda e da carga de trabalho dos psicólogos, independentemente do serviço ao qual estavam vinculados. Os impactos emocionais da pandemia na vida das pessoas já estão bem, principalmente daquelas impactadas pela morte de familiares e entes queridos pela Covid-19.

Em Três Pontas, a psicologia deu início em 1980, com a pioneira Cristina Resende. Desde 1994, os profissionais se reúnem para comemorar. Na noite desta quarta-feira (24), a iniciativa que surgiu do profissional Jorge Augusto Marinho de Lima se repetiu. Um pequeno grupo de psicólogas, com intuito de estimular um clima de colaboração e fraternidade entre os profissionais, fortalecendo o vínculo e a união da categoria.

Atualmente existem cerca de 90 profissionais atuando na cidade. Apesar de haver questionamentos sobre o trabalho do profissional de psicologia, é importante dizer que o campo de atuação do psicólogo é amplo e interage com uma diversidade de segmentos da sociedade. Estes profissionais estão presentes nos consultórios particulares, nas escolas, hospitais, penitenciárias, asilos, centros de atendimento a crianças e adolescentes, empresas e outros.

Em cada uma dessas áreas o psicólogo utiliza os seus conhecimentos técnicos
para compreender os padrões de comportamento e de pensamento que podem fazer
com que as pessoas sofram. Dessa forma, ele consegue tratar e prevenir transtornos
mentais, além de cuidar e promover saúde mental, o que diferencia o profissional de
psicologia de outras terapias sem regulamentação.

Segundo estatísticas do Conselho Federal de Psicologia do ano de 2022, o Brasil
conta com 427.476 profissionais. Minas Gerais é o terceiro estado com maior número
de psicólogos e psicólogas, com 44.373 profissionais.

Portanto, nesta data de 27 de agosto, em que se comemora o Dia do Psicólogo, os profissionais reinteram o compromisso social de estarem sempre trabalhando para a saúde
e o bem-estar emocional das pessoas, pautando o trabalho na ética e rigor técnico.

Ao longo dessas seis décadas tem se fortalecido como espaço de atuação técnica, científica e política de promoção de cuidado à saúde e da dignidade humana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here