*Evento reuniu no Centro Cultural Milton Nascimento, 20 prefeitos do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Café no Sul e Sudoeste de Minas

No dia que foi aberta a edição on-line da Expocafé 2021, com estandes virtuais para apresentação e negociação de maquinários e insumos para a cafeicultura, prefeitos e deputados se reuniram em Três Pontas, para uma reunião ordinária do ConCafé, que é o Consórcio Público para o Desenvolvimento do Café no Sul e Sudoeste de Minas. Gestores de 20 municípios, dois deputados federais e um estadual se encontraram nesta terça-feira (18), no Centro Cultural Milton Nascimento para debater a cafeicultura. O evento foi bastante restrito, seguindo regras e os protocolos rígidos exigidos na pandemia da Covid-19. Outros prefeitos participaram de forma virtual, inclusive o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (DEM), que gravou uma mensagem.

O deputado federal Emidinho Madeira (PSB), que atualmente é presidente da Frente Parlamentar do Café, foi o idealizador deste Consórcio, que segundo ele mesmo, é uma ferramenta criada para ser mais uma representação ao café, principalmente ao pequeno cafeicultor, que são fundamentais para a economia dos municípios, do Estado e do país. O objetivo foi para criar uma ferramenta a mais para ter força política, mas exclui qualquer bandeira política partidária, envolve produtores, prefeitos e deputados, que apresentam e debatem as demandas. Elas são levadas ao Ministério da Agricultura. Atualmente isto é feito pelo deputado federal Diego Andrade (PSD-MG), que segundo Emidinho, tem mais força e liderança junto ao presidente do Senado Rodrigo Pacheco e o Governo Federal.

“Se formos reunir os 30 prefeitos e cada um convidar o seu deputado, vamos ter gente de todos os partidos e congregar 20 deputados. E não tem o que esta quantidade de parlamentares não resolva ‘lá em cima’”, destacou o deputado Emidinho Madeira.

Diego Andrade, Emidinho Madeira, Março Valério Mário Caixa e Marcelo Chaves

O Consórcio pode receber recursos públicos e já fez entrega de aparelhos digitais de medir a umidade. Pode ser algo simples para muitos, mas para uma comunidade que tem suas amostras de café e precisam toda vez ficar pedindo ajuda é muito importante.

Já o deputado Diego Andrade pregou a união de mãos e das virtudes para entregar resultados. Na visão do parlamentar majoritário em Três Pontas, o estado de Minas Gerais está carente de investimentos e enfrentar esta pandemia da Covid-19 é sinal que é preciso de união.

No Congresso, Diego diz que vem trabalhando na articulação junto com Emidinho, para a modernização do licenciamento ambiental. Segundo o parlamentar, pregaram no povo brasileiro que o produtor é contra o meio ambiente, acusando a classe inclusive de desmatar. Na opinião dele, o Brasil é uma potencia do agronegócio e é preciso entender que isto não interessa aos países que concorrem com a gente. “Se o governo deixar o produtor rural trabalhar é ele quem mais protege o meio ambiente, o seu sítio, sua fazenda, sua terra, ele que cuida da água. No Brasil tem área de reserva, de água, nascente cercada e bem cuidada. Claro que há pequenas exceções”, justificou. E isto se deve a um dos homens nobres do Brasil, o engenheiro agrônomo Alysson Paolinelli, indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2021. Ele quem fez o projeto e é um grande conselheiro dos governos mineiro e federal.

Na semana passada, junto com a Frente Parlamentar do Café, os deputados conseguiram votar a modernização do licenciamento ambiental. Uma emenda permitiu que os produtores estejam autorizados a fazer pequenos esbarramento de irrigação, porque potencializa a cafeicultura.

Em um mundo e numa política cheia de divergências e divisão, o agronegócio promove a união do técnico com o político, fazendo toda a diferente à cafeicultura fazendo-a melhorar e crescer. A reflexão é do presidente da Cocatrel e da Coccamig Marco Valério Araújo Brito. Esta união do técnico com o político é muito importante faz toda a diferença e faz a cafeicultura crescer e melhorar. “Aqui é um exemplo vivo de união, da capacidade de aglutinar pessoas e pensamentos, como Marcelo faz aqui e Diego em Brasília”.

Ele destacou em entrevista à Equipe Positiva o início da Expocafé on-line que é uma das principais feiras de café do mundo, que oferece tecnologia de difusão. Realizada pelo Estado de Minas Gerais com a iniciativa privada, a Emater, a Ufla, a Cocatrel e a Prefeitura de Três Pontas, ela provocou uma parceria profícua e duradora.

O deputado estadual Mário Henrique “Caixa” (PV), recebeu o convite do prefeito da sua terra natal e fez questão de prestigiá-lo e mencionou que o assunto envolve a maior economia do município e não poderia deixar de participar. “Ver o nosso prefeito Marcelo liderar uma parcela grande de prefeitos de nossa região é muito gratificante para nós e motivo de alegria”, justificou.

O agendamento da reunião do ConCafé para esta data não foi coincidência e sim planejado que integrasse a abertura oficial da Expocafé, dando uma maior visibilidade ainda. Isto demonstra o prestígio de Três Pontas no setor cafeeiro, a primeira reunião sendo realizada na Capital Mundial do Café.

Grato e extremamente satisfeito com a presença dos colegas gestores da região, o prefeito Marcelo Chaves destacou a honra de ter Emidinho, Diego e Caixa em Três Pontas. Foi Emidinho que articulou para que Marcelo se tornasse o presidente da ConCafé e com isto, eles se tornaram amigo. Para o prefeito Marcelo, por Emidinho se preocupar com o homem do campo. “Nosso grande objetivo é nos fortalecermos enquanto lideranças regionais para que os municípios possam avançar”, finalizou.

O evento terminou no começo da tarde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here