*Será apenas um visitante por paciente, sendo que idoso acima de 60 anos não pode mais entrar, a partir desta quarta-feira

A equipe multidisciplinar da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis de Três Pontas, reuniu no fim da tarde desta terça-feira (17), os líderes de todos os setores para traçar e decidir a rotina pós atendimento do Pronto Atendimento Municipal (PAM), caso se apresente paciente com sintomas do Coronavírus, que necessite de internação.

De acordo com o diretor técnico da Santa Casa, Dr. Geovanni Barros Pereira (foto), a equipe traçou o manuseio, o translado do paciente, a forma como ele será isolado e também os equipamentos de proteção individual que os profissionais de saúde precisam usar. Já existe uma ala do Hospital, que está pronta para receber o paciente de forma segura para ele, para outras pessoas internadas com outras patologias e a equipe que vai atuar. “Estamos nos preparando para enfrentar o que vir pela frente”, disse o médico.

Uma decisão tomada esta tarde foi restringir o número de visitantes. A partir desta quarta-feira, apenas um visitante poderá entrar em cada horário, que é de 13:00 as 15:00 e 20:00 as 22:00 horas. Porém, serão pessoas acima de 18 e até 60 anos. Quem tem acima disso não será autorizado.

Visitantes e acompanhantes com sintomas gripais serão identificados na recepção e não terão acesso permitido ao Hospital. Eles poderão se dirigir apenas ao leito do paciente, não sendo permitido circular em outros setores. A realização das cirurgias eletivas já havia sido suspensa, apenas as de urgências estão autorizadas.

Lideres de setores da Santa Casa se reuniram, para discutir dinamica de atendimento de possíveis pacientes com suspeita de Coronavírus. Foto: Equipe Positiva

PAM é local infectado e sintomas mais simples indicação são os postos

O médico chefe do Pronto Atendimento Municipal (PAM), Dr. Lucas Erbst voltou a orientar as pessoas que sintomas clínicos simples, como gripes leves, tosse e febre baixa, o indicado é que procurem as unidades básicas de saúde. O PAM é a porta de entrada, está aberta a disposição da população trespontana, mas apesar de todo isolamento aos pacientes, é um local infectado e quem entra fica exposto a infecção. Por isto, deve ser preservado para os casos mais graves. “Quem está com dor de cabeça, diarréia, tosse ou outros sintomas, deve ir aos postos de saúde, que estão abertos de segunda a sexta-feira. Os médicos das unidades atendem e determinam o isolamento domiciliar em caso de suspeita e o acompanhamento será feito”, explicou Dr. Lucas. Sintomas simples a indicação é se afastar do trabalho e da família, ficar isolado e procurar um posto de saúde mais próximo de casa.

Hospital Unimed cancela cirurgias e treina equipe

Todas as cirurgias eletivas e exames marcados no Hospital Unimed (HU), em Três Pontas, foram cancelados. Os atendimentos de urgência estão mantidos. O diretor técnico da unidade de saúde, Dr. Cláudio Márcio de Carvalho Silva (foto), explicou que para atender casos suspeitos de Coronavírus, realizou treinamento com sua equipe assistencial, alinhando todo o fluxo de atendimento no HU, envolvendo médicos, enfermagem, exame de imagem, nutrição, recepção e limpeza.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here