A Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis encerra mais um ano de atividades e sua direção faz um balanço extremamente positivo de sua atuação. Apesar da tristeza pela perda das vidas de pessoas que se foram, principalmente ocasionada pela Covid-19, a unidade de saúde tem motivos para comemorar os avanços que houveram e renova as expectativas para 2022, que será o “ano das obras”.

Diferente de alguns anos atrás em que o temor que tomava o Município de Três Pontas era o fechamento do Hospital, hoje ele cresce em espaço, amplia a prestação de serviços de saúde até fora da microrregião e melhora o atendimento aos moradores, seu maior patrimônio.

Nesta semana que antecede o Natal, a Provedoria está promovendo na própria Santa Casa, reuniões para mostrar o andamento das obras e demonstrando os números do balancete e os investimentos que estão sendo feitos.

Santa Casa inaugura Centro Administrativo “Omar Camargo Bessa”

Direção da Santa Casa e autoridades municipais inauguraram o Centro Administrativo Omar Camargo Bessa

A Equipe Positiva acompanhou nesta terça-feira (21), antes da reunião, uma homenagem feita a um membro da Irmandade que muito colaborou com o Hospital ao longo de muitos anos e sempre se envolveu nas causas sociais da cidade, apesar de não gostar que sua atuação fosse divulgada. Familiares de Omar Camargo Bessa, o “Omar do Saae” participaram de uma cerimônia simples e rápida que mostrou aos convidados um novo local e estrutura onde são gerenciadas as ações administrativas da entidade e um espaço para reuniões. “E uma singela homenagem, porque Omar merecia muito mais homenagens. Precisamos de mais homens como ele que realmente transformam a cidade”, destacou o provedor da Santa Casa Michel Renan Simão Castro.

Omar nasceu em 1946 na zona rural de Sacramento, no Triângulo Mineiro. Era o primogênito de 8 filhos de Lindomar Camargo Bessa e Octanira Maria de Jesus. Com muito esforço e sacrifício conseguiu estudar, percorrendo 12 quilômetros a pé todos os
dias da casa até a escola e assim foi também com os outros irmãos. Mudou-se para a cidade de Sacramento para concluir o curso Técnico em Contabilidade, começou a trabalhar em um escritório de Contabilidade e em seguida no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) da sua terra natal.

Em 1971 teve a oportunidade de vir para Três Pontas como encarregado do Saae. Um ano depois, casou-se com Nélia Afonso de Oliveira Camargo, também de Sacramento e
vieram de vez para Três Pontas, onde constituiu família tendo três filhos, Francis, Leina
e Danusa, dois genros, Rodrigo e Juliano, uma nora, Renata e cinco netos, Laura,
Vinícius, Isabela, Gabriel e Gustavo, motivo de grande alegria que vem coroar todo o
esforço e dedicação que sempre teve com a família, sendo um pai zeloso por todos. Em 1989 recebeu o Título de Cidadão Honorário Trespontano.

Dono de um grande coração, disposto a servir, teve durante a vida toda sempre envolvido em trabalhos voluntários e sociais. Omar foi membro da Associação Brasileira Comunitária de Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas (Abraço), presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, participou do Conselho Deliberativo do IPREV, e vários outros Conselhos, foi sócio do Lions Clube de Três Pontas por mais de 30 anos, membro do Conselho Fiscal da Apae e da irmandade da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis. Aposentou-se em 2004 no Saae de Três Pontas, depois de 32 anos como diretor Adjunto. Omar Camargo Bessa faleceu no dia 23 de outubro de 2020 e foi sepultado em Três Pontas, sua cidade do coração, onde fez grandes amigos e deixou um legado de solidariedade e amor ao próximo.

Obras vão otimizar atendimento e gerar economia 

O provedor Michel Renan fez questão de percorrer todos os cantos da Santa Casa. Em todos eles há uma obra ou melhoria em sua infraestrutura. Começou pela Maternidade, onde estão sendo feitas adequações para enquadrar as novas necessidades de humanização. São mais seis quartos dentro dos padrões exigidos, com uma sala de pré parto, melhor equipada e outras melhorias para as gestantes e os recém nascidos, que vão fazer a Maternidade ser também referência na região.

Michel mostrou as obras da Hemodiálise, que estão adiantadas e é de um tamanho que impressiona. Em breve a equipe de obra estará iniciando a fase de acabamento. Serão inicialmente 32 cadeiras podendo chegar a 40 pessoas sendo atendidas ao mesmo tempo e com uma demanda hoje de 200 pessoas, que ao invés de pegarem estrada para outros municípios estarão aqui, sendo cuidada pela equipe do Hospital.

As obras que também estão adiantadas é da ampliação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva. Serão 4 novos leitos em construção, que em uma única área, acima de uma ala para descanso dos colaboradores que terão mais conforto. Com esta entrega, a entidade de saúde terá 22 unidades de terapia intensiva.

O Hospital está substituindo as janelas, construindo a sua Central de Gases, tanto a vácuo quanto de oxigênio e muito em breve haverá a Usina de oxigênio em Três Pontas, que vai atender a Santa Casa, ao município de Três Pontas e também para famílias carentes, gerando uma economia em torno de R$40 mil. Muito em breve o prédio receberá nova pintura.

As novas obras dos consultórios sociais ganharão novos consultórios e chegarão a 20 salas para atender melhor que faz parte do carnê Viva + Saúde da Santa Casa. Hoje já são atendidos diariamente no Centro de Especialidades uma média de 30 a 40 consultas e a expectativa da Administração é ampliar o número de carnês e consequentemente de atendimentos.

A Hemodiálise deve ficar pronta em maio do ano que vem. As adequações da Maternidade até outubro, a Usina de Oxigênio até fevereiro, a UTI em agosto. Michel Renan conclui que depois de 5 anos são novas as perspectivas. “Ficamos felizes pois muitos outros municípios querem ser atendidos aqui, e isto comprova o ótimo trabalho realizado. Acredito que seremos um grande centro de referência em saúde para a região e isso não vai demorar”.

Para concluir, o provedor Michel Renan, quis deixar apenas uma mensagem de agradecimento, com o desejo de um santo Natal, com saúde e prosperidade. Ele espera que não haja mais complicações da pandemia da Covid-19 e todos possam estarem bem, agradecidos a Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here