A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE), promove até o dia 20 de fevereiro, o pré Carnaval, com a realização de testes rápidos para detecção do HIV e Sífilis, a distribuição de preservativos masculino, lubrificantes e panfletos educativos, com as estratégias de prevenção disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a coordenadora da Atenção Básica da SMS, Débora Helena Ribeiro, o objetivo é orientar a população para o período de Carnaval, para que façam sexo seguro e com os testes diagnosticar quem esteja com doenças sexualmente transmissíveis.

O teste rápido para HIV e Sífilis pode ser realizado rapidamente, facilitando o acesso ao resultado de forma rápida, entre 10 e 15 minutos, desde a coleta até a emissão do laudo. Isto possibilita que os casos positivos recebam imediatamente o encaminhamento para o serviço CTA/SAE. Os testes rápidos podem ser feitos durante o ano inteiro, no CTA e em todas as unidades básicas de saúde, inclusive durante a gravidez. O laudo é sempre entregue de forma restrita e individual, por isto, ninguém precisa ficar receoso de parar nos locais ou de procura um posto de saúde nos bairros.

De acordo com a enfermeira coordenadora do Centro, Alcione dos Santos Danziger, o teste é feito por uma equipe treinada e capacitada, é super tranquilo e confiável, com apenas uma picadinha no dedo. É feito dentro dos padrões de higiene evitando qualquer tipo de contaminação.

Estes testes nesta época do ano, é porque no Carnaval, as pessoas deixam o corpo mais à vontade, propiciando aumento no desejo sexual e consequentemente à prática do sexo, que precisa ser consciente, com o uso de preservativo. Quando se mantém uma relação sexual sem o uso de camisinha, o ideal é procurar o serviço de saúde depois de 30 dias para testar.

Quem faz sexo com um estranho sem tomar cuidados deve procurar o Pronto Atendimento Municipal (PAM) em até 72 horas, pois existe um programa do Ministério da Saúde, para fazer a prevenção antirretrovirais e todos os testes.

A grande maioria das pessoas que procuram o CTA de forma espontânea, diz que tiveram prática sexual sem o preservativo ou então compartilhou materiais com sangue sem o cuidado que se esperava. “O que observamos e nos preocupa, é o medo que a população tem de adquirir o HIV, Sífilis e outras infecções sexuais, mas não se previnem”, relata Alcione dos Santos.

Alcione dos Santos orienta que o uso do preservativo é a fonte mais importante de prevenção. É fundamental nunca compartilhar materiais na manicure, na barbearia, no estúdio de tatuagem, por exemplo.  É preciso observar se o profissional está utilizando materiais esterilizados, descartáveis. Até mesmo a escova de dente não pode ser compartilhada com ninguém. “Engraçado a gente dizer isto, mas muitas pessoas ainda tem esse hábito de usar a escova do outro”, esclarece.

A campanha está sendo realizada todas as segundas e quintas-feiras de 8:00 as 12:00 horas.

Basta uma picadinha no dedo para fazer os testes

Veja os locais:

Dia 06 – 5ª feira –Avenida Oswaldo Cruz
Dia 10 – 2ª feira – Praça da Fonte
Dia 13 – 5ª feira – Supermercado Moacyr
Dia 17 – 2ª feira – Praça da Fonte
Dia 20 – Supermercado ABC

Nos supermercados, os testes serão realizados nos funcionários, que tem dificuldades para fazer os testes por causa do horário de trabalho.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here