O Município de Três Pontas bateu todas as metas estipuladas na Política Estadual de Promoção à Saúde no âmbito do Estado de Minas Gerais (POEPS). Ela tem o objetivo de estimular a promoção e contribuir para a melhoria da condição da saúde da população.

Graças ao empenho de toda equipe, as metas foram batidas pela primeira vez, atingindo todos os indicadores, segundo a Coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Débora Helena Ribeiro.
O programa para a avaliação de desempenho dos municípios engloba 7 indicadores, que são quadrimestralmente acompanhados pelo Estado e é a principal estratégia da Secretaria de Estado de Saúde para o financiamento da atenção primária. Entre elas, estão a realização de atividades físicas que são realizadas pelos educadores físicos em todas as unidades de saúde,que estão disponíveis a toda população gratuitamente, nutricionistas que realizam a pesagem e a medição das crianças nas creches, e acompanhando o desenvolvimento delas e as atividades coletivas, que são palestras realizadas para prevenção doenças. Débora Helena lamenta que a procura e adesão para as ações preventivas seja pequena. Já na questão curativa, a demanda é grande. “As pessoas precisam prevenir dos problemas de saúde e das doenças”, orienta.
O investimento feito pela Secretaria de Saúde na atenção primária é alto, assim como deve ser a procura da população, que não pode deixar para procurar uma unidade de saúde só quando já está doente. O dever do cidadão, é realizar exames e procedimentos que previnem e detectem problemas que se forem diagnosticados tardiamente podem não ter o resultado desejado, apesar de tratamento. Sem falar que isto é mais oneroso ao poder público.
A secretária de Saúde Tereza Cristina Rabelo Corrêa, comemora o feito pois com a pasta ao seu comando, Três Pontas não só cumpriu todas as metas, como tirou nota máxima em todos os indicadores propostas. Ela atribui isto a população trespontana, a equipe da Secretaria de Saúde que vem atendendo aos anseios da população e a atuação do prefeito Marcelo Chaves Garcia que está sempre junto e apoio todas as ações.

“Quando assumimos a Secretaria, já dizíamos várias vezes que Três Pontas é um município de atenção primária à saúde e o financiamento que é recebido pelo Ministério da Saúde é para cumprir estas demandas e existe um carinho muito especial para que as pessoas cuidem de sua saúde.

A pandemia da Covid-19, que Tereza classificou como tsunami, durante os últimos dois anos, freou a reestruturação do sistema. Mesmo assim, com a junção de esforços que vão desde o funcionário que atende na recepção, passando pelo enfermeiro que encaminha ao consultório ou o médico que verifica a situação do paciente foi capaz atingir as metas.

Muitos planos estão para ser colocados em prática e melhorar ainda mais a cobertura da atenção básica à saúde. Uma destas metas, de acordo com Débora Ribeiro, é a reabertura do Posto de Saúde da Vila Marilena e a ampliação do Programa Saúde Família. Hoje são 4 equipes na cidade e 2 na zona rural. Tem mais 5 equipes menores responsáveis pelos postos de saúde, as chamadas de equipe de atenção primária, que fazem o atendimento nas comunidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here