Fotos: Denis Pereira/Equipe Positiva

 

Três Pontas iniciou na manhã desta quarta-feira (12), a imunização contra a Covid-19 da população, entre 50 e 59 anos com comorbidades. A Secretaria Municipal de Saúde manteve o ponto de vacinação montado no Caic, no bairro Aristides Vieira e tinha disponível cerca de 800 doses.

Para vacinarem eles formaram uma fila do lado de fora, organizada por agentes de saúde com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), onde era verificada a faixa etária. Eles passavam por outra fila, onde foram avaliados os laudos médicos, que precisam ser apresentados e conter a doença específica e os medicamentos indicados ao paciente, seguindo uma imposição da Secretaria de Estado de Saúde. O laudo pode ser solicitado nas próprias unidades básicas de saúde. Além dos médicos, os enfermeiros podem validar o laudo verificando o prontuário.

A demora foi muito pequena, até chegar na quadra poliesportiva, onde as agentes das salas de vacinação aplicavam a primeira dose para este público alvo. Neste local estão sendo vacinados: diabetes, hipertensão arterial ou pulmonar, pneumopatia crônica grave, insuficiência cardíaca, cardiopatias, síndromes coronarianas, valvopatias, arritmia cardíaca, próteses valvares ou dispositivos cardíacos implantados, doença cérebro vascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de down e cirrose hepática. Que é hipertenso, tem a pressão arterial controlada, fazendo o uso de dois, três medicamentos, e não tem nenhuma outra comorbidade não será vacinado agora.

A secretária de Saúde Teresa Cristina Rabelo Corrêa acompanha a imunização e demonstrou satisfação ao ver a população com comorbidades sendo vacinada, uma vez que elas tem riscos maiores de contraírem a Covid-19. O perfil dos doentes e mortes alterou muito com a mudança das cepas, segundo os médicos, mas o índice de mortes ainda é maior entre aqueles que tem outros problemas de saúde pré-existentes.

A vacinação deste grupo começou na terça-feira (11), no Centro de Saúde do bairro Catumbi, unidade central e com espaço para dar mais comodidade às pessoas.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Lara Miranda Silva, no Catumbi, estão vacinando pessoas com síndrome de down acima de 18 anos, deficientes permanentes que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC) permanente (tem que comprovar o benefício) e renais crônicos que fazem hemodiálise ou diálise domiciliar. Os municípios foram orientados pela Anvisa, a suspender a vacinação de gestantes neste momento.

A sequência da vacinação para idosos abaixo de 60 anos deve ocorrer nos próximos dias com a chegada de novas doses enviadas pelo Estado.

Professores e idosos vacinam contra a gripe

A Campanha de Vacinação contra a gripe segue sendo realizada paralelamente. Nesta sexta-feira(14) a partir das 8:00 no Caic, os professores e os idosos acima de 75 anos, estão sendo convocados a se vacinarem. Os professores precisam apresentar holerite do mês de abril e os idosos apresentar documento que comprove a idade, além do cartão do SUS e CPF.

Em todas as campanhas de vacinação, quem puder e quiser, pode doar um quilo de alimento não perecível, que será destinado às famílias carentes. A cada quilo doado, o Sicoob Copersul doará mais um e a Cocatrel vai doar um litro de leite.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here