A Secretaria Municipal de Saúde de Três Pontas, está fazendo um chamamento público para a realização de cirurgias de cataratas. A Prefeitura tem dois grandes prestadores de serviços que fazem o atendimento com excelência através do Sistema Único de Saúde (SUS). Com o trabalho realizado pela Secretaria de Saúde e das duas clínicas, a fila para este tipo de procedimento cirúrgico só está diminuindo. As cirurgias de cataratas são pagas com recursos de emendas emendas impositivas dos vereadores e Secretaria segue uma lista feita na Clínica São José.

A outra prestadora que faz o serviço paralelamente é o Hospital de Olhos do Sul de Minas, em Itanhandu, também credenciado ao SUS. Nesta clínica são realizados 19 cirurgias a cada três meses. Como não houve este tipo de procedimento cirúrgico, a secretária de Saúde Tereza Cristina Rabelo Corrêa, decidiu usar as cotas, que somam 38 ao todo. Ela afirma que aliado a isso, com a agilidade realizada pela Clínica São José, foi possível quase zerar a fila de espera. “Estamos fazendo esta chamada pública, é para pessoas que não consultaram na Clínica São José ou que estão longe do primeiro da fila, que devem ir até a Secretaria, procurar a servidora Conceição para fazer o agendamento. Será agendado uma consulta e os pacientes passarão por avaliação médica. Caso a cirurgia seja necessária, será marcado imediatamente, obviamente fazendo todos os procedimentos a que antecede”, detalha Tereza Cristina. A Prefeitura irá fornecer o transporte até lá.

Ainda de acordo com a secretária, quando ela assumiu a pasta há seis anos, havia uma demanda reprimida, que com muito trabalho ao longo destes anos foi sendo reduzida. Um dos problemas que é enfrentado, é que muita gente deixa o nome com telefone de contato na Secretaria de Saúde, mas não atendem as ligações ou mudaram de número e não informaram a pasta. Quem necessita da cirurgia precisa procurar a Secretaria de Saúde com documento de identidade e o cartão do SUS. O agendamento pode ser feito até o dia 28 de fevereiro. Se o paciente já tiver o pedido cirúrgico também deve levá-lo.

“A cirurgia de catarata permite que as pessoas retomem suas atividades e interações sociais, proporcionando mais qualidade de vida para quem sofria com o problema. Por isso, é muito importante a realização destas cirurgias”, disse a secretária de Saúde.

A catarata provoca a cegueira de 12 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, estima-se que existam aproximadamente 350 mil cegos por catarata. Ocorre que parte considerável desses casos poderiam ser evitados através do diagnóstico correto e intervenção médica. A cirurgia de catarata é a única opção para recuperação da capacidade visual. O procedimento pode, ainda, auxiliar na correção de erros refrativos, como astigmatismo, miopia e hipermetropia.

A catarata

A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino. Entre os sintomas estão: sensação de visão embaçada ou com névoa, sensibilidade à luz e alteração da visão de cores.

Com a progressão da doença, as pessoas poderão enxergar apenas vultos. Ficar longas horas exposto ao sol pode possibilitar a progressão da catarata, além de outros problemas oculares. Por isso, o uso de óculos com proteção solar ultravioleta A e B, mesmo por crianças é fundamental.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, o que representa 20 milhões de pessoas. Já no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), surgem cerca de 550 mil novos casos no Brasil por ano.

Medidas de proteção para os olhos:

– Evitar coçar os olhos;
– Cuidados com a maquiagem: remover os produtos de beleza dos olhos antes de dormir;
– Não usar produtos fora do prazo de validade;
– Não usar produtos de outra pessoa;
– Usar produtos antialérgicos e sem conservantes;
– Verificar regularmente o nível de glicose no sangue para evitar problemas oculares provocados pela diabetes;
– Ao menos uma vez por dia, higienizar a área em volta dos olhos, como pálpebras, cílios e cantos, para remover impurezas e secreções secas evita, coceira, irritação ou até conjuntivite;
– Piscar com mais frequência e fazendo pausas repetidas lubrifica as córneas, evita o ressecamento dos olhos, descansa a vista e auxilia no combate à chamada síndrome da visão de computador;
– Usar protetor ocular sempre que houver risco de algo atingir seus olhos;
lavar os olhos com bastante água limpa se neles cair qualquer substância;
– Usar óculos ou lentes de contato apenas quando prescritos por médico oftalmologista;
– Antes de colocar ou ao tirar as lentes de contato, lavar bem as mãos e higienizar as lentes com produtos indicados pelo fabricante. O estojo onde as lentes são guardadas também deve estar sempre limpo;
– Utilizar óculos escuros em ambientes com claridade excessiva;
consumir mais peixe: o alimento é rico em ômega 3 e contém vitaminas A, B,D,E, essenciais para a saúde;
– Não fumar, praticar exercícios físicos, manter o peso adequado e uma boa alimentação, são atitudes saudáveis inclusive para os olhos;
– Visitar regularmente o médico oftalmologista para fazer exames preventivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here