• Prédio do PSF abrigará atendimentos especializados, ampliando os serviços de saúde em uma região bastante populosa

A Secretaria Municipal de Saúde está passando por uma ampla reestruturação, que vai além da mudança para sua sede própria, na Avenida Oswaldo Cruz, onde funcionava a Policlínica Municipal. O objetivo é atender a atenção básica, obrigação do Município.

Uma das mudanças anunciadas é que o Programa Saúde Família (PSF) localizado no Complexo Randal Diniz, na Rua Dr. Carvalho de Mendonça vai funcionar junto com o Centro de Saúde do bairro Padre Vitor.

Secretária Teresa Cristina afirmou que não nunca houve intenção de fechar o Posto ou qualquer serviço de Saúde que esteja funcionando

A secretária de Saúde Teresa Cristina Rabelo Corrêa recebeu na tarde desta terça-feira (10), a Equipe Positiva para falar do assunto. Quando chegamos em sua sala, Teresa estava recebendo duas moradoras do Santa Inês, que são atendidas pela unidade de saúde e foram buscar respostas aos questionamentos dos moradores.

A explicação é que a Secretaria de Saúde não irá fechar nenhum posto de saúde que esteja funcionando. No primeiro momento, a intenção era passar o Posto para a sede do PSF. Diante da afirmação das moradoras, que a Unidade Básica de Saúde é muito maior do que a sede do PSF, agora, vai se levar a equipe de profissionais do PSF para o Posto, onde tudo vai continuar funcionando normalmente.

No imóvel do PSF, será implantado um Núcleo de Atenção às Equipes de Saúde da Família, com nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e um consultório odontológico, para atender pacientes daquela região. A mudança está garantindo a ampliação de mais serviços e a possibilidade de conseguir mais recursos das esferas estadual e federal.

Outra novidade é o consultório que foi adaptado no Centro Comunitário do bairro Jardim das Esmeraldas. Lá é feito um atendimento médico itinerante todas as terças e quintas-feiras por um clinico geral. As famílias foram cadastradas e o atendimento é uma reivindicação desde 2016 quando o bairro foi inaugurado. “Estamos fazendo várias mudanças com o intuito de melhorar o acesso e o atendimento da população”, garante Teresa Cristina.

No prédio onde funcionava o Centro Pediátrico, no bairro Jardim Paraíso, a Secretaria estuda implantar uma Clínica de Especialidade, mas isto depende ainda de vários fatores. O atendimento pediátrico está sendo feito em todas as unidades de saúde dos bairros.

O pedido que a secretária faz é que os moradores integrem o Conselho Municipal de Saúde. Passa por ele todas as ações adotadas na saúde dos trespontanos. Através do Conselho, a população tem a oportunidade de contribuir com as decisões tomadas.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here