*Cadastramento começa a ser feito em todos os postos de saúde, a partir desta segunda-feira. Mesmo quem tem plano de saúde, precisa cadastrar

A Secretaria Municipal de Saúde começa a cadastrar a partir da próxima segunda-feira (03), todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), seguindo uma determinação do Ministério da Saúde, com o objetivo de ampliar as informações sobre a população a fim de promover o planejamento de ações de saúde do SUS nas Unidades Básicas de Saúde em Três Pontas. O cadastro está sendo feito em todo o Brasil e as prefeituras tem que fazer para não perder recursos. O registro passou a ser um dos critérios para pagamento das equipes de saúde e recursos que virão para a melhoria da qualidade do atendimento. O repasse de recursos agora, será proporcional ao número de usuários do SUS cadastrados nas unidades básicas e o prazo é curto, por isto todos devem procurar o rápido possível.

A coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde Débora Helena Ribeiro, explica que as pessoas que possuem plano de saúde e já tem cartão do SUS, o cadastro nas unidades de saúde também é necessário, pois, muitos serviços oferecidos pelo SUS são utilizados por elas, como atendimento no Pronto Atendimento Municipal e nas Vigilâncias Ambiental e Epidemiológica, vacinas, teste do pezinho, aplicação de soro para picadas de cobras, escorpião, entre outros.

O cartão do SUS não é garantia de que o cadastro na Unidade de Saúde já exista ou esteja atualizado. Por isso, é imprescindível que a população colabore indo até o posto de saúde mais próximo de sua residência para fazer o cadastramento. É preciso levar RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de endereço e o Cartão de Vacinas. O CPF é obrigatório inclusive para as crianças.

Enfermeiros e funcionários que trabalham na recepção dos postos, foram capacitados para os atendimentos, que serão realizados durante todo o horário de expediente, de segunda a sexta-feira, 7:00 da manhã as 17:00 horas. Quem é atendido pelo Programa Saúde Família (PSF), os agentes estarão colhendo estas informações.

Com o cadastro, a Secretaria de Saúde vai ter exatos quantas pessoas estão cadastradas em cada unidade de saúde, possibilitando fazer um plano de ação para aquela área. Além de saber quais são os hipertensos, quem está em atraso com vacinas e o controle do Programa Bolsa Família. Débora garante que o serviço será mais organizado e o cadastro será uma única unidade de saúde, já que tem gente com ficha em mais de um posto.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here