PSF funcionará no Posto do bairro Morada Nova

 

A Secretaria Municipal de Saúde vai inaugurar as 10:00 da manhã nesta quinta-feira (12), mais uma unidade do Programa Saúde da Família (PSF), no bairro Morada Nova. Esta será a sexta equipe a trabalhar no Município. A equipe mínima, é formada por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e dois agentes comunitários de saúde, porém, brevemente, após processo seletivo que será realizado serão quatro. Agregarão a equipe, nutricionista, educador físico, entre outras especialidades.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Débora Helena Ribeiro, nos PSF’s, os agentes fazem visitas domiciliares e identificam as pessoas que precisam da presença do médico em casa, por não terem condições de frequentar uma unidade de saúde.

A secretária de saúde Tereza Cristina Rabelo Corrêa, destaca que a cidade foi dividida em territórios e neles, a intenção é que todos tenham um PSF ou uma unidade básica facilitar o acesso da população aos serviços de saúde.

Ampliar o número de PSF’s no Morada Nova, visa atender os bairros vizinhos e o Jardim das Esmeraldas, local bastante afastado que não tem nenhuma referência em PSF. “Os moradores terão atendimento no programa saúde família e receberão visitas domiciliares” explicou a secretária.

Como determinava o Ministério da Saúde, cada PSF podia atender 4 mil pessoas. Atualmente o critério fica a cargo da secretaria do município, quantidade máxima que vem sendo mantida e respeitada.

Três Pontas conta atualmente com cinco equipes de PSF’s, sendo dois na zona rural – Bananeiras (que cobre cinco áreas) e no Distrito do Quilombo Nossa Senhora do Rosário (que atende também Pontalete e Morro Vermelho). Na cidade eles são três – instalados nos bairros Padre Vitor, Jardim Paraiso/Vila Marilena e Alcides Mesquita.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here