Foto: Arquivo EP

 

*Presidente da Associação Comercial Bruno Dixini, fala sobre a primeira data importante no comércio após o período da pandemia da Covid-19

O Dia das Mães é a primeira data importante para o comércio no pós-pandemia, inclusive com a liberação do uso de máscara. Qual a expectativa para esta data? A expectativa é excelente, estimamos um incremento nas vendas, pois as casas devem reunir as famílias esse ano devido à superação da pandemia. Estamos muito otimistas!

Qual a expectativa do aumento de vendas em relação ao ano passado? Um aumento de 20% em média.

O comércio em geral se preparou para atender a demanda da data? Estamos tendo um início de ano bem turbulento. A pressão do cenário inflacionário causado pelo aumento de salário e insumos nos primeiros meses já foi forte, e ainda tivemos a segunda onda com o aumento dos combustíveis, que influi em toda a cadeia de mercado, pois nosso modal de transporte é praticamente só rodoviário. A dinâmica de gestão de custos na maioria das empresas tem de ser revista. O empresário que não está bem informado, e não acompanhou bem esse repique de inflação no seu produto pode ter perdido muito capital de giro, enfraquecendo a empresa, que já não consegue manter os mesmos estoques em unidades do que antes desse cenário.

A volta dos encontros familiares vai beneficiar também o comércio e movimentar outros setores além dos presentes? Vai beneficiar todos, imagine só a saudade das mães em receber bem os filhos e netos, e dos filhos em presenteá-las? Então interpretamos que as casas estarão muito aconchegantes, com sofás novos, equipamentos mais modernos para receber bem as visitas, daí se beneficiam comércios como o de móveis, eletrodomésticos, roupas, calçados, lojas de equipamento de celular, presentes, supermercados, padarias, sacolões, etc. A roda gira com mais intensidade! Ainda mais nessa época de inicio de colheita, quando alguns cafeicultores já iniciaram a safra.

A expectativa é que daqui para a frente as vendas do comércio sejam melhores? Sim! E precisamos! Principalmente pelo início da safra, que dá uma tônica diferente em nossa cidade. Esse mês também acaba o parcelamento do IPVA, tem entrado dinheiro de auxílios governamentais, enfim, sobra mais dinheiro na mão das pessoas para poder ir ao comércio.

Qual o setor deve ser o mais procurado neste Dia das Mães? As lojas de roupas, calçados, flores, perfumarias, acessórios femininos, supermercados, eletrodomésticos devem ser os mais prestigiados.

O que o comércio deve fazer para levar os consumidores para dentro de suas lojas, enquanto as vendas on-line só aumentam no país? O desafio da concorrência online é fortíssimo na maioria dos setores citados acima. É preciso ter um mix de marketing inteligente para ser lembrado. E no que podemos nos diferenciar é em uma entrega mais rápida, uma garantia, algum serviço a mais, o poder de escolher na mão o produto e ver se realmente é aquilo que quer, um atendimento surpreendente e entusiasmado que arranque um “uauuu!” do cliente. O consumidor está carente de ver os sorrisos, de sentir a normalidade, acho um momento propício para todos os atendentes comemorarem a vida, as datas importantes para vender muito, e terem a sensação de dever cumprido! Estar presente no online também é importante, para você se posicionar e mostrar que está ali, do lado do cliente para tirar as dúvidas e ser prestativo, afinal experiência de mostrar como o produto a ser comprado funciona é um diferencial enorme que a venda física pode executar em comparação à venda online.

Qual a sensação do setor ao ver a pandemia se dissipando e a vida das pessoas voltando ao normal e o comércio podendo atender como antes? É uma sensação de liberdade, poder trabalhar normal, de muita felicidade em poder ver as feições completas de quem atendemos e conversamos, de poder comemorar a superação de uma época tão desafiadora, e que com disciplina, fé, união e muita paciência conseguimos passar. Ver empresas fechadas, todos amedrontados, o clima de incerteza e tudo que a pandemia trouxe foi muito desgastante e triste. Aprendemos muito, e só temos a agradecer aos nossos colaboradores, nossos empresários, às equipes de saúde e a todos os clientes pela compreensão nesse período de tanta incerteza. E com alívio e gratidão a Deus, agora podemos afirmar: vencemos!

A AcaiTP deseja a todas às Mães um excelente dia, que aproveitem muito! Festejem a vida e a saúde com suas famílias e sejam muito felizes!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here