Fotos: Denis Pereira - Equipe Positiva

 

Papai Noel chega oficialmente em Três Pontas neste sábado (14), mas a festa para recebê-lo começou na noite desta quinta-feira (12), na Praça Cônego Victor, em frente a Matriz Nossa Senhora D’Ajuda. E nem mesmo um temporal rápido que caiu, ofuscou o brilho da noite. A nova estrutura de tenda com 40 metros de comprimento e 11 de largura utilizada este ano, serviu para que todos se abrigassem e ninguém precisasse ir embora, por causa da chuva.

O Auto de Natal realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo, traz novamente produções artísticas e atrações que segundo o secretário Alex Tiso Chaves, levam a reflexão sobre este ano que praticamente já passou, traz a alegria e o encantamento de crianças e de famílias inteiras quanto a magia do Natal.

A Orquestra “Oswaldo Tiso”, abriu a noite de estreia. Há mais de 15 anos, reunindo músicos e instrumentistas, de todas as idades, personagens importantes da cultura trespontana. Foram 36 componentes e a participação de mais três cantoras.

Mauro Marques e Vivian Peloso

O regente Mauro Marques envolveu na apresentação, o grupo vocal “Cigarras Cor de Rosa” e os corais “Laroc Lacov”, projeto que tem o suporte do Conservatório de Música Heitor Villa Lobos. Com novos arranjos e participações especiais das cantoras – a solista Vivian Peloso e Elis Tiso e Karla Franklin. Para Mauro Marques, se apresentar no fim de ano em Três Pontas, é a coroação de um trabalho do ano inteiro. Esta apresentação da Orquestra estava preparada desde o ano passado, mas eles foram impedidos pela chuva. “Choveu como está chovendo agora, porém, não havia tendas e este ano temos a estrutura bem melhor, permitindo que mesmo com a chuva todo mundo possa estar aqui”, recordou o regente.

E como se não bastasse, o som arrebatador dos instrumentos, o grupo de teatro “Expressão” do Conservatório, fez algumas intervenções lembrando o nascimento do Menino Jesus.

A noite ainda reservava fortes emoções com o Trio Paradiso, com a soprano Thuany Schnaider, pelo tenor Daniel Marinho e pela pianista da cidade de Três Pontas, Marly Tiso. E mesmo sem nenhum ensaio, outros músicos trespontanos mostraram o talento e a capacidade – John no contrabaixo, Wallace na guitarra, Deivinho na bateria e Matheus Tiso no violino. Do estilo erudito, passando por temas de filmes inesquecíveis, a óperas conhecidas, o trio foi aplaudido de pé e o público delirou com o “Com Te Partiro” de Andrea Bocelli.

Thuany e Daniel são cariocas. Este trio se uniu bem recentemente. E foi no Festival Nacional da Canção (Fenac), que eles perceberam a química e afinidade e tinham um caminho muito bom a seguirem juntos e se apoiaram. Daniel foi substituir o cantor que cantava anteriormente com a Thuany e a Marly e não se separaram mais.

Cantar em Minas Gerais e especialmente em Três Pontas, tem um algo a mais, segundo a soprano. “Mineiro tem bom gosto e um toque especial. E se apresentar em Três Pontas, que é uma cidade musical, terra de Milton [Nascimento] e Wagner [Tiso] é uma responsabilidade maior ainda.

Os dois contaram à Equipe Positiva que já vivem da música. Ela começou rockeira e a virada foi influenciada na Faculdade de Música. Daniel começou cantando música gospel, mas depois que começou a estudar canto passou a se descobrir como cantor lírico.

A noite foi concluída com a apresentação da centenária Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro. Com mais de 120 anos tocando nos momentos mais importantes da história da cidade, os 26 integrantes, a Corporação está com um repertório renovado, com músicas atuais, porém, sem perder sua idade. A versatilidade é uma marca  do regente Wander Scalioni, que abriu a noite com “Então é Natal” e tocou até moda de viola, embalando a noite chuvosa desta quinta-feira.

HOJE E AMANHÃ

Hoje sexta-feira, a abertura será feita pelas crianças do coral infantil Trenzinho Caipira. Em seguida tem o grupo Arte Cotidiana, projeto social da Paróquia Nossa Senhora das Graças, no Catumbi. E retornam para os palcos de Três Pontas, as Meninas Cantoras de Lavras e o Tritony Violions e DJ Scarlet.

No sábado, o Auto de Natal começa com o grupo teatral Artimanha. Depois o público poderá apreciar a Bombeiros Instrumental Orquestra Show – a BIOS do Corpo de Bombeiros. Em seguida tem a tão esperada chegada do Papai Noel, a entrega da premiação do Concurso de Fotografias e o show “Sons de Minas” do grupo “Morena”, fará concluirá a festa de Natal em Três Pontas.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here